07/05/2024 10h57 - Atualizado em 07/05/2024 11h42

Agerh apoia e participa da 4ª Descida Ecológica do Rio Novo

A descida ecológica foi no curso do rio Novo e teve chegada no canal de Itaputanga, em Piúma.

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) apoiou a realização da 4ª edição da Descida Ecológica: Expedição do Rio Novo, que aconteceu no último sábado (04). O evento foi realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Novo, em parceria com a equipe Amigos do Remo, Instituto Água e a Prefeitura de Piúma.

A expedição aconteceu no curso do rio Novo e foi até o canal de Itaputanga, no município de Piúma. Os participantes puderam realizar a descida do rio e apreciar a vista do Monumento Natural o Frade e a Freira, Monte Aghá e do Sítio Arqueológico do Vale do Orobó, com botes, caiaques, barcos, pranchas de stand up paddle, entre outros.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Novo, Mauricio Vieira, ressaltou que o evento é uma ação de educação ambiental, integração dos participantes e de sustentabilidade local, e que durante o percurso foi possível contemplar diversas paisagens pela rota turística que une as Unidades de Conservação (UCs) da região.

“Estamos fazendo um relatório sobre a 4ª Descida Ecológica do Rio Novo, a nossa expedição científica, que intitulamos de pedra a pedra, unindo duas UCs, que é o monumento natural do Frade e a Freira até o monumento natural do Monte Aghá, que pertence à área de proteção ambiental de Guanandí. Importante também registrar o apoio oferecido pela Agerh ao Comitê para a realização do evento”, acrescentou Mauricio Vieira.

A Agerh participou de todo o evento, que também teve o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Eco101. Toda a expedição foi acompanhada por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e da Defesa Civil Municipal de Piúma.

Kelly Badaró
(27) 3347-6207/ 99887-6072