O Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Água (Progestão) no Estado foi apresentado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) na tarde desta quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales).
Durante a reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente da Ales, o diretor técnico da Agerh, José Roberto Jorge, e a coordenadora do Programa no Estado, Gizella Igreja, apresentaram o relatório de execução do 3º ciclo do Progestão, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
O relatório incluiu um breve histórico do Programa, sua estruturação e a aplicação dos recursos planejada para os anos de vigência do contrato com a Agerh. Também foram apresentados as metas aprovadas e os resultados alcançados pelo programa nos últimos anos.
A Agerh está no Progestão, desde 2014 e os recursos transferidos foram utilizados em estudos, modernização tecnológica, monitoramento da qualidade da água, contratação de servidores em designação temporária, ações de capacitação e treinamento, entre outras iniciativas.
“Tivemos a oportunidade de apresentar o Progestão na Ales. Importante ressaltar que pelas notas que o Programa no Espírito Santo vem recebendo pela ANA, significa que avanços importantes podem ser verificados pelo desempenho das execuções das metas. Isso mostra que o programa tem cumprido com seu objetivo principal, que é o de aprimorar e fortalecer a gestão de recursos públicos dos estados”, pontuou a coordenadora do Programa no Estado, Gizella Igreja.