A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) apresentou, nessa quarta-feira (13), o Relatório de Gestão do órgão regulador de águas aos deputados estaduais da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales).
O relatório foi apresentado na reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente pelo diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, e o diretor técnico da Agerh, José Roberto Jorge, que indicaram os diversos avanços na gestão de recursos hídricos e dialogaram com os participantes sobre o crescimento das demandas na área.
Durante a reunião, os representantes da Agerh apresentaram o relatório de execução do 2º ciclo do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Água (Progestão) no Estado e um relatório sobre a Gestão de Recursos Hídricos, contendo os projetos, programas e instrumentos desenvolvidos na Agência no ano de 2022.
A Agerh está em fase de pactuação do 3º ciclo do Progestão, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do qual participa desde 2014. O último repasse ao Estado foi no valor de R$ 900 mil referente à última parcela do 2º ciclo do Programa, em que a Agência atingiu mais de 90% das metas pactuadas com a ANA em 2022.
Desde então, os recursos transferidos já foram aplicados em estudos, modernização tecnológica, monitoramento da qualidade da água, contratação de servidores em designação temporária, ações de capacitação e treinamento, entre outros.
O diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert, ressalta a importância da apresentação do relatório de gestão para os membros da Comissão de Meio Ambiente. “A apresentação do relatório com informações sobre a gestão de recursos hídricos, demonstra a transparência e o compromisso do Governo Estado com as questões hídricas e com o intercâmbio de informações técnicas com o legislativo capixaba”, acrescenta Ahnert.
Os representantes da Agerh também destacaram durante a reunião, que no ano de 2022, de acordo com a Ana, o Espírito Santo, por meio da Agerh, foi o Estado que mais teve fiscalizações no País, com um total de 55 barragens fiscalizadas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Kelly Badaró
(27) 3347-6207 / 99887-6072
asscom@agerh.es.gov.br
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES