Governo do Estado do Espírito Santo
13/12/2018 15h42 - Atualizado em 17/12/2018 11h09

Agerh completa cinco anos

Executar a política estadual de Recursos Hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa, promovendo os usos múltiplos da água. Essa é a missão da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que completou cinco anos de fundação nesta quinta-feira (13). A comemoração aconteceu na sede da Agerh, em Vitória, em evento que contou com a presença do vice-governador do Estado César Colnago. Na ocasião, a Agerh realizou o lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos – PERH|ES.

O vice-Governador parabenizou a Agerh, elogiou a criação do Plano e destacou a importância do trabalho desenvolvido. “Foi com os esforços de tantas pessoas, de tantos profissionais que a Agerh conseguiu evoluir, essa visão de poder conversar com os comitês e com os moradores de cada região, entendendo suas preocupações e desenvolvendo soluções. Parabenizo todos os diretores, os que já passaram e os que permanecem. É um trabalho muito importante para a vida humana, sendo feito de uma maneira tão eficiente, estudando maneiras de recuperar o que foi perdido, melhorando a recomposição e a produção de água. Esse Plano dará um arranque para o setor”, disse César Colnago.

O diretor-presidente da Agerh, Alberto Pêgo, elogiou o trabalho de seus antecessores e enalteceu os esforços dos servidores da Agerh no desenvolvimento dos trabalhos do órgão, principalmente no período da maior crise hídrica da história do Espírito Santo. “Sabemos o quanto o nosso trabalho é difícil, mas também conhecemos a importância da agenda dos Recursos Hídricos para a sociedade, por isso nos empenhamos cada vez mais. A Agerh completa cinco anos de bons trabalhos desenvolvidos, com a experiência de quem já atravessou períodos de muita dificuldade. Parabéns!”, disse Pêgo.

Representando a Diretoria de Infraestrutura de Reservação e Distribuição Hídrica, o gerente de Operações, José Robberto Jorge, fez um apanhado sobre a segurança hídrica no Estado, abordando temas relevantes, como segurança de barragens. Já o diretor de Planejamento e Gestão Hidrica da Agerh, Antonio de Oliveira Junior, traçou um panorama sobre o órgão, desde sua criação até os dias de hoje. Em seu discurso, ele citou o período de crise hídrica e frisou o esforço da Agerh em agilizar as análises dos processos de outorga, de forma coletiva e compartilhada.

Também estiveram presentes o diretor de Infraestrutura de Reservação e Distribuição Hídrica da Agerh, Leonardo Deptulski, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), José Antonio Bof Buffon, o presidente da Cesan, Amadeu Wetler, a diretora-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Nara Esthefania Tedesco,  o padre José Pedro Luchi, o vice-presidente do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias, Elio de Castro, a gerente de Sustentabilidade do Estaleiro Jurong Aracruz, Lani Tardin, além de representantes dos comitês de bacias, servidores da Agerh e outras autoridades.

Convênio

No evento que comemorou os cinco anos da Agerh, o órgão celebrou um convênio de cooperação técnica com a Cesan para troca de informações e serviços. O convênio vai permitir a integração coordenada entre os dois órgãos nas ações de monitoramento e de desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados à rede hidrometeorológica para a produção de informações e produtos que integrarão a base de dados das duas instituições.

Centro de Documentação Celso Mendes Vieira

Na mesma data, foi inaugurado um novo espaço na Agerh, o Centro de Documentação – CEDOC Celso Mendes Vieira, que reúne documentos e livros variados. O CEDOC recebeu o nome do servidor da Agerh que faleceu em setembro deste ano. A homenagem foi sugerida pelos servidores da Agerh.

 Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)

Adriano Leão

asscom@agerh.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-6247|99728-0746

 

Fotos: Micaelly

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard