A Agência Estadual de Recursos Hídricos realizou quatro eventos virtuais sobre gestão de recursos hídricos, ao longo de dois meses e meio.
A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) encerrou, nesta quinta-feira (15), a 1ª rodada do Ciclo Gestão da Água em Ação, programa de eventos e workshops virtuais promovidos pela autarquia desde o mês de abril. Juntos, os quatro encontros geraram 20 horas de conteúdo técnico e quase 1.800 visualizações no Youtube.
O último tema levantado pelo Ciclo de Workshops da Agerh foi “Manuais Operativos (MOps) – caminhos para tirar os Planos de Recursos Hídricos do papel”. Realizado nas manhãs dessas quarta-feira (14) e quinta-feira (15), o webinário surpreendeu os participantes ao compartilhar informação de qualidade sobre uma ferramenta relativamente nova na gestão de recursos hídricos.
O MOp é utilizado pela Agerh, desde 2019, para auxiliar a implementação dos Planos de Ações nas bacias hidrográficas e foi adotado como ferramenta de gestão pelo Espírito Santo de forma pioneira em nível estadual. O webinário contou com a audiência de pessoas do interior do Espírito Santo e também de outros estados.
“Excelente evento. Parabéns pela iniciativa!”, disse Cleres Schwambach, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Baixo Guandu.
A presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH) Santana e Aporé, do Mato Grosso do Sul, Priscila Quevedo, também elogiou a ação: “Parabéns pelo trabalho!”.
Todos os eventos, iniciados no dia 28 de abril, foram realizados pelo canal da Agerh no YouTube. Desde então, quatro temas foram debatidos: “Enquadramento de Corpos d’água”, “Planos de Bacias Hidrográficas”, “Plano Estadual de Recursos Hídricos (Perh)”, além de discussões fundamentais sobre gestão de recursos hídricos no Espírito Santo e no Brasil.
“Parabéns à Agerh e toda a sua equipe, um grupo comprometido que vem movimentando a gestão da água com muita reflexão, competência e participação, buscando caminhar junto com os capixabas rumo ao desenvolvimento sustentável”, comentou a participante Angélica Tedesco sobre o Workshop de Planos de Bacias Hidrográficas.
O Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação” foi idealizado pela Gerência de Planejamento, Pesquisa e Apoio ao Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GPPA). Os encontros virtuais sempre contaram com a presença da equipe técnica da Agerh, dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e dos especialistas em Recursos Hídricos, Paulo Paim e Eduardo Lanna, referências nacionais no assunto.
O diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Fábio Ahnert, também agradeceu e destacou que o Governo do Estado está colocando o cumprimento das ações dos Planos de Recursos Hídricos como meta estratégica.
“Estamos em um novo momento na gestão de recursos hídricos do Espírito Santo e eventos como o Gestão da Água em Ação só corroboram para isso. É importante enaltecer toda a equipe envolvida na realização deste ciclo, os CBHs, sempre presentes e atuantes, e a honra da presença de grandes professores que são Eduardo Lanna e Paulo Paim. Estamos fechando esse 1º Ciclo, mas não será o último, pois estamos planejando voltar com outros temas sobre instrumentos de gestão e projetos que vêm sendo desenvolvidos pela Agerh”, ressaltou Ahnert.
A gerente de Planejamento, Pesquisa e Apoio ao Sigerh, Mônica Amorim, agradeceu à equipe pela realização dos eventos e pela oportunidade de dialogar com diversos atores sobre os temas.
“Quero agradecer quem acompanhou todos esses encontros, aos CBHs que compartilharam suas vivências locais, ao Paim e Lanna que sempre nos fazem repensar nossas formas de trabalho. Nesse Ciclo, trouxemos os conceitos e as leis, mas também discutimos alternativas, já que não há uma receita única para a implantação das metas propostas. Difundimos informação, capacitamos pessoas, compartilhamos a experiência capixaba e pensamos fora da caixa, considerando a importância da implementação dos Planos de Recursos Hídricos para a garantia de água, em qualidade e quantidade, para as pessoas, os ecossistemas e as atividades produtivas”, enfatizou.
Todos os workshops e webinários foram transmitidos pelo canal da Agerh no YouTube, onde ficam disponíveis para acesso permanente.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207 e 99935-0085
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Youtube: Agerh ES