A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) realizou o treinamento dos bolsistas contratados para atuar no cadastramento dos usuários de água da bacia do Rio Santa Maria do Doce, que envolve os municípios de Santa Teresa, São Roque do Canaã, Colatina, Linhares, João Neiva e Ibiraçu. Técnicos da Agerh estiveram no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Santa Teresa, nesta quarta-feira (26), onde o treinamento foi realizado para 31 pessoas, entre bolsistas e voluntários de prefeituras e sindicatos.
Ao todo, mais de 60 bolsistas serão contratados para atuar como agentes cadastradores na campanha, que teve início em junho e tem o objetivo de realizar um diagnóstico realista da demanda hídrica no Estado.
O cadastro é totalmente gratuito e vai permitir à Agerh realizar o balanço de oferta e demanda pelo uso da água, agilizando e tornando mais eficiente a emissão da outorga e a gestão dos recursos hídricos na bacia.
A campanha terá três etapas e será executada em nove meses em sete bacias hidrográficas estaduais: Jucu, Guandu, Santa Maria do Doce, Benevente, Rio Novo, Santa Maria da Vitória e Itaúnas, abrangendo, no total, 26 municípios estratégicos.
Espera-se com o projeto, que tem parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), regularizar a situação de cerca de 35 mil usuários.