31/01/2018 10h49 - Atualizado em 05/02/2018 10h44

Agerh intensifica cadastro de usuários no interior

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) intensificou a campanha de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos nas Bacias Hidrográficas. A campanha foi ampliada e vai acontecer, também, nas bacias dos rios Itauninhas e Guandu, no norte e noroeste do Espírito Santo.

Nesta sexta-feira (26), técnicos da Agerh estiveram no município de Boa Esperança onde deram início ao treinamento dos bolsistas e voluntários que vão atuar no cadastro da bacia do rio Itauninhas. Na mesma semana, os técnicos também realizaram o treinamento na bacia do rio Guandu, em Afonso Cláudio.

O objetivo da campanha é realizar um diagnóstico mais realista da disponibilidade hídrica no Estado. Usuários que fazem captação de água para irrigação, produção, ou qualquer outro uso, devem se cadastrar nos postos de atendimento.

O cadastro é totalmente gratuito, vai contribuir para as ações de recuperação das bacias hidrográficas e permitir à Agerh conhecer a realidade dos rios, ou seja, a quantidade de água que é utilizada e a quantidade ainda disponível para uso, agilizando e tornando mais eficiente a emissão da outorga.

No ato do cadastramento, o usuário recebe um certificado que torna sua situação regular e tem validade até junho de 2019. Com o documento em mãos, produtores rurais podem apresentá-lo aos bancos e instituições financeiras para ter acesso a linhas de crédito.

Espera-se com o projeto, que tem parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), regularizar a situação de cerca de 35 mil usuários.

A campanha teve início em junho do ano passado e já foi executada nas bacias dos rios Jucu, e Santa Maria do Doce. Ao todo, mais de 60 bolsistas serão contratados para atuar como agentes cadastradores na campanha.

Confira os postos de cadastramento:

Bacia Hidrográfica do Rio Guandu

- Baixo Guandu

Secretaria Municipal de Meio Ambiente: 07h às 13h

- Brejetuba

Casa do Agricultor: 8h às 11h - 12h às 16h

- Colatina

Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares: 8h às 11h30 - 12h30 às 16h

Câmara de Vereadores: 10h às 13h

- Afonso Cláudio

Consórcio Público Rio Guandu: 8h30 às 11h30 – 12h30 às 14h30

Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares: 07h30 às 12h - 13h às 16h