25/04/2019 15h25 - Atualizado em 25/04/2019 15h27

Agerh leva demandas do ES a encontro nacional sobre recursos hídricos em Brasília

Encontro Nacional de Gestão e Revitalização de Recursos Hídricos começa nesta quinta-feira (25). Diretor-Presidente da Agerh também vai se reunir com a ANA.

O diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Fábio Ahnert, participa, em Brasília, do Encontro Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o evento acontece até esta sexta-feira (26), na Esplanada dos Ministérios.

Também participam do evento a gerente de planejamento, pesquisa e  apoio da Agerh, Monica Amorim Gonçalves e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim (CBH Itapemirim) e do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas, Paulo Breda.

O encontro reúne os principais órgãos do país ligados à gestão das águas no Brasil. Na programação estão debates sobre o processo de elaboração do Novo Plano Nacional de Recursos Hídricos 2021, a formulação do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas e o atual contexto institucional, que transferiu para o Ministério do Desenvolvimento Regional a agenda da água no âmbito do Governo Federal.

Na manhã de sexta-feira, ainda na programação do evento, a Agerh compõe a Mesa Região Sudeste junto com gestores estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Na parte da tarde, Fabio Ahnert se reúne com a Agência Nacional de Águas (ANA) para falar sobre as demandas específicas do Espírito Santo. Entre elas, a revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (PIRH Doce) e a ampliação do atendimento da Agência de Bacia para o Estado.

Segundo o diretor-presidente da Agerh, a agenda em Brasília faz parte de um processo de articulação do órgão gestor de águas do Espírito Santo com o órgão federal. "Precisamos integrar e otimizar as ações de melhorias das bacias hidrográficas capixabas. Com o apoio da ANA, podemos ampliar as ações de proteção dos rios aqui no Estado”, destaca Fábio Ahnert.

Leia mais: Comitê Federal aprova início da revisão do Plano da Bacia do Rio Doce

Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)

Tels.: (27) 3347-6247|99935-0085

es.agerh@gmail.com