22/09/2023 14h10

Agerh participa do Fórum dos Órgãos Fiscalizadores de Barragens

O evento teve como tema os avanços e desafios da Política Nacional de Segurança de Barragens

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) participou, nessas quarta-feira (20) e quinta-feira (21), em Brasília (DF), do encontro do Fórum dos Órgãos Fiscalizadores de Barragens em 2023”, que aconteceu na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O encontro, promovido pela ANA, teve como temática os avanços e desafios da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), possibilitando o compartilhamento de boas práticas e a discussão de temas comuns às instituições participantes do Fórum.

Foram debatidos diversos assuntos referentes à temática, entre eles, fiscalização e cadastro de barragens, classificação de barragens quanto ao dano potencial associado e à categoria de risco, metodologias sobre determinação da mancha de inundação de ruptura hipotética, entre outros.

O fórum reuniu diversas instituições envolvidas com o tema de Segurança de Barragens no Brasil e contou com a presença do presidente da Agerh, Fábio Ahnert, e do gerente de Gestão e Infraestrutura Hídrica da Agerh, Rafael Wolfgramm.

Fábio Ahnert destaca que o Espírito Santo vem realizando diversas ações para o fortalecimento da gestão de recursos hídricos e que a ANA é uma grande parceira do Estado, principalmente, nos últimos anos.

“O fórum possibilitou discutir os avanços da PNSB, que já conta com importantes experiências. Foi possível também realizar o intercâmbio de informações sobre segurança de barragens com a ANA, grande colaboradora do Estado e com diversas outras instituições do País”, acrescenta Ahnert.

Para o gerente Rafael Wolfgramm, a participação da Agerh no evento foi muito importante, pois além do compartilhamento de experiências com outros Estados, o Fórum possibilitou adquirir mais conhecimento para as ações que são desenvolvidas pela Agência na área de fiscalização e segurança de barragens.

“Além da troca de experiências, foi possível adquirir mais conhecimento sobre os procedimentos de melhoria na simulação de rompimento de barragens, reduzindo o tempo e as metodologias de fiscalização mais simplificada, que permitem aprimorar ainda mais o trabalho que vem sendo realizado pela equipe da Agerh nos últimos anos”, pontuou Wolfgramm.

O evento também contou com apresentações da ANA sobre o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens e o Relatório de Segurança de Barragens 2022. De acordo com a ANA, o Espírito Santo, por meio da Agerh, foi o Estado que mais teve fiscalizações no País, com um total de 55 barragens fiscalizadas.

Kelly Badaró
(27) 3347-6207 / 99887-6072