Governo do Estado do Espírito Santo
22/11/2019 17h00 - Atualizado em 22/11/2019 17h54

Agerh promoverá Workshop sobre Segurança de Barragens em Nova Venécia

Evento será no dia 4 de dezembro e tem o objetivo de incentivar a regularização e a segurança de barragens de água no Estado.

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) promoverá, no próximo dia 4 de dezembro, uma oficina sobre segurança de barragens de água no Estado. O evento acontecerá no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Nova Venécia.

Com o objetivo de popularizar as informações sobre regularização e técnicas para proteção e inspeção de barramentos no Estado, o “Workshop de Segurança de Barragens” abordará os temas licenciamento ambiental, outorga, inspeção e plano de contingência em caso de riscos.

O workshop será voltado para produtores rurais, empresários, consultores, engenheiros, estudantes e demais interessados no tema. Para se inscrever e receber um certificado de presença, basta preencher um formulário na Agerh. 

Clique aqui para fazer sua inscrição no Workshop de Segurança de Barragens. 

Na oficina, os participantes receberão informações de como fazer uma inspeção visual em barragens. A inspeção regular é primordial para a segurança de barramentos de terra que armazenam água. “Será uma oportunidade valiosa para as pessoas que têm barragens em suas propriedades e querem garantir a segurança das mesmas”, comenta o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert.

Ainda segundo Ahnert, uma barragem não pode ser construída sem planejamento. A operação dos reservatórios de água depende de monitoramento e manutenção constantes. “Não adianta ter uma barragem que não funcione tecnicamente e que ofereça riscos para a população do entorno”, complementa.

O “Workshop de Segurança de Barragens” será realizado pela Agerh com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Defesa Civil Estadual, do Ifes e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes). 

Serviço:

Workshop de Segurança de Barragens

Data: 04/12 (quarta-feira)

Local: Auditório do Ifes de Nova Venécia - Rod. Miguel Curry Carneiro, 799, Santa Luzia.

Programação

8h - Credenciamento e Coffee Break

8h30 às 9h – Início

9h às 10h30 - Palestra Idaf: Licenciamento Ambiental de Barragens

10h30 às 12h - Palestra Agerh: Segurança de Barragens

12h às 13h – Almoço

13h às 14h - Prática: Inspeção de Segurança em Barragens

14h às 15h - Palestra Defesa Civil: Plano de Contingência

15h às 15h30 - Coffee Break

15h30 às 17h - Palestra Agerh: Outorga de Barramentos

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6207|99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br
es.agerh@gmail.com

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard