Servidores públicos do sul do Estado aprenderam a elaborar Projetos Individuais de Propriedade (PIPs) para ações do Probacias.
Com a finalidade de promover a implementação das ações do Programa Estadual de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) está promovendo uma série de capacitações para os servidores públicos dos municípios atendidos pelo Programa.
Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, a Agerh promoveu o Curso “Elaboração de Projetos Individuais de Propriedade (PIPs)”, em Vargem Alta, para dar suporte e capacitação aos técnicos locais responsáveis pela elaboração e execução dos PIPs nos municípios atendidos pelo Probacias.
O conteúdo abrangeu temas necessários para a elaboração dos PIPs, com destaque para hidrologia básica, editais de reflorestamento, georreferenciamento e elaboração de croquis para estratégias de manejo e conservação de água e solo, como bacias de infiltração (barraginhas), terraços em nível (cochinhos), além de conservação e adequação de estradas rurais (caixas secas).
O curso foi ministrado por profissionais especialistas da Agerh, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) - Programa Reflorestar, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Santa Teresa.
Participaram da formação servidores das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Vargem Alta, além de técnicos locais do Incaper.
A capacitação é uma das ações e metas do Probacias, que também prevê ações voltadas para o controle de atividades geradoras de sedimentos, incluindo ações de conservação de estradas rurais vicinais, saneamento básico rural (tratamento de efluentes sanitários rurais) e monitoramento de qualidade e quantidade de água, potencializando, assim, o equilíbrio ambiental, trazendo benefícios diretos à saúde, e a melhoria da qualidade de vida da população.
A primeira unidade demonstrativa do Probacias abrange três microbacias das bacias dos rios Itapemirim e Novo, nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim (Microbacia Córrego Bom Destino), Muqui (Microbacias São Domingos e Concórdia) e Vargem Alta (Microbacias Cabeceira do Rio Novo – Comunidades de Guiomar e Richmond).
Leia mais:
> Governo do Estado entrega máquinas e biodigestores do Probacias na região sul
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207 e 99935-0085
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Youtube: Agerh ES