Um projeto experimental que prevê a instalação de caixas secas em estrada vicinal no distrito de Garrafão, em Santa Maria de Jetibá foi apresentado ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória, nesta quinta-feira (27). A iniciativa é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares que pretende captar, armazenar e monitorar águas pluviais oriundas da estrada. A ideia é sensibilizar a população com a comprovação da eficácia do projeto.
O sistema consiste, além das caixas secas, na instalação de um reservatório nas margens de estradas rurais para captação das águas de chuva visando evitar enxurradas, erosão, assoreamento dos rios, deterioração das estradas pela chuva e ainda aumentar o armazenamento de água, o abastecimento do lençol freático e favorecer as nascentes e a vazão dos rios.
Na área, que fica em uma propriedade rural, estão sendo construídas cinco caixas secas com espaçamento médio de 24 metros entre elas, além de um canal que conduzirá a enxurrada para a caixa de captação, que será o reservatório da água.
No local também serão plantadas 60 mudas de palmito jussara e 60 mudas de ipê. A manutenção das caixas será anual nos períodos secos e os sedimentos comportados nas caixas secas serão transportados para locais apropriados.