04/08/2017 11h17

Ciclo de Debates do PERH|ES mobiliza sociedade organizada na Bacia do Rio Guandu

Usuários de água e representantes da sociedade organizada e do poder público da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu se reuniram para conhecer detalhes técnicos da elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH|ES) e discutir os principais desafios relacionados à qualidade e à quantidade de água na área de abrangência da Bacia, que reúne os municípios de Brejetuba, Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Baixo Guandu. A primeira reunião do Ciclo de Debates do PERH|ES foi realizada na noite desta quinta-feira (03), no Círculo Operário de Baixo Guandu.

O Ciclo de Debates é uma iniciativa da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs). Nos próximos meses, serão realizadas reuniões nas 14 bacias hidrográficas capixabas, com o objetivo de estimular o envolvimento e a mobilização da sociedade na construção do PERH|ES. O próximo encontro acontece no dia 14 de agosto, em Marechal Floriano, envolvendo a sociedade organizada da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu.

CBH-Guandu

Durante o encontro realizado nesta quinta (03), em Baixo Guandu, a coordenadora técnica do PERH|ES, Monica Amorim, fez uma apresentação do atual estágio do Plano, expondo os principais conceitos que orientam sua formulação e detalhando o cronograma de execução dos trabalhos, bem como a metodologia que vem sendo utilizada. Os participantes também foram estimulados a participar ativamente do processo de elaboração do PERH|ES, documento estratégico que irá estabelecer as diretrizes e os critérios de gerenciamento da água no Estado para os próximos 20 anos.

“Os CBHs e a sociedade de cada bacia podem e devem participar do processo de construção do PERH|ES de forma ativa e permanente, apresentando demandas, interesses e contribuições específicas de suas regiões. Outra forma muito importante de participação é a promoção de reuniões com os diversos segmentos sociais e produtivos locais. Esperamos também contar com o apoio dos Comitês para que possamos levantar o máximo de informações possível sobre a situação atual dos recursos hídricos em cada uma de nossas bacias”, afirmou Monica Amorim.

A coordenadora técnica do PERH|ES ressaltou ainda que os CBHs têm um papel relevante na construção de cenários de desenvolvimento, na avaliação de alternativas para o aumento da eficiência de uso da água e na validação do Plano enquanto usuários de água e representantes da sociedade organizada. “Queremos saber quais são os principais problemas relacionados aos recursos hídricos em cada bacia e o que ela pensa sobre o setor para os próximos anos”, pontuou a coordenadora.

Debate

Após a apresentação da Agerh, foi realizada uma mesa-redonda, onde os participantes puderam debater as questões colocadas e discutir sobre os principais desafios relacionados à qualidade e à quantidade de água na Bacia do Rio Guandu. A presidente do CBH-Guandu, Kamila Rodrigues, afirmou que o principal problema vivido hoje na Bacia diz respeito à conscientização da população.

“As pessoas ainda não se conscientizaram de que a água está cada vez mais escassa em nossa região. O volume de chuvas está muito baixo e, infelizmente, muitos só se dão conta da grave situação em que vivemos quando a água realmente começa a faltar. Nesse primeiro momento estamos ajudando na mobilização em torno da construção do Plano, chamando a sociedade para a discussão dessas questões e buscando encontrar soluções compartilhadas”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Baixo Guandu, Alone Marlon Torres, avalia que a discussão do PERH|ES no município é muito importante e oferece a oportunidade para que questões regionais sejam levadas em consideração na formulação do Plano. “Baixo Guandu é o município que registra o menor volume de chuva em todo o Espírito Santo. Então, há a necessidade de se fazer as intervenções e de ter a atenção focada na disponibilidade e no gerenciamento dos recursos hídricos, com a participação popular e com a presença do Governo do Estado”, afirmou.

Na visão do secretário, a baixa conservação dos solos, o assoreamento dos cursos hídricos e a ausência de mecanismos de reservação de água estão entre os principais problemas da região. “Esperamos que o PERH|ES seja objetivo e prático quanto à aplicação de recursos e quanto ao gerenciamento desse bem tão valioso que é a água”, ressaltou.

PERH|ES

O PERH|ES começou a ser elaborado pelo Governo do Estado no último mês de janeiro e a expectativa é que o documento seja concluído em julho do ano que vem. O Plano irá estabelecer as diretrizes e os critérios para a gestão da água nos próximos 20 anos, e também orientar ações, políticas e programas voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, tendo em vista a disponibilidade de água no Estado como um todo.

O Plano vem sendo construído a partir de uma consistente base técnica. A ampla participação dos diversos segmentos da sociedade irá contribuir para a consolidação de um importante arranjo institucional, considerado essencial para fazer com que o PERH|ES se torne efetivamente um mecanismo de transformação na realidade dos recursos hídricos no Espírito Santo.

Atualmente, o PERH|ES está na fase de Diagnóstico, que compreende o levantamento e a avaliação integrada da situação atual dos recursos hídricos no Estado. Esse trabalho prossegue até setembro e foi dividido em seis etapas: Levantamento de Dados; Análise de Condicionantes; Análise de Eventos Críticos; Estimativa das Disponibilidades Hídricas; Estimativa das Demandas Hídricas; Balanço Hídrico e Identificação de Conflitos de Uso de Água.

Confira a agenda de reuniões do Ciclo de Debates do PERH|ES já confirmada:

14/08 – CBH Jucu

Marechal Floriano

17 horas - Auditório Do Centro de Agronegócios (Posto do Café)

15/08 – CBH Novo

Vargem Alta