Governo do Estado do Espírito Santo
14/06/2018 11h52 - Atualizado em 14/06/2018 11h53

Comitês de Bacias ganham apoio executivo

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) vai ampliar o apoio aos comitês de bacias hidrográficas. O órgão, a partir de hoje, vai auxiliar os comitês na execução de suas atividades de secretariado executivo. O anúncio foi feito pelo diretor presidente da Agerh, Alberto Pêgo, durante reunião do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH), que aconteceu nesta quarta-feira (13), em Vitória.

Agora, as atas de reuniões dos comitês, pautas, organização de documentos, minutas, entre outros, serão desenvolvidos com apoio da Agerh. Para executar as tarefas, duas servidoras do órgão foram designadas e ficarão à disposição dos comitês. Elas também vão ajudar na mobilização e participar de todas as reuniões ordinárias.

Durante a reunião do FCCBH, a Agerh também anunciou que vai realizar reuniões e oficinas com o objetivo de promover capacitação dos comitês de bacias, alinhamento de informações e nivelamento.

Outro anúncio feito por Pêgo foi a garantia da participação dos comitês no XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias, que vai acontecer em Florianópolis, no mês de agosto. A Agerh vai disponibilizar o apoio necessário para que os comitês capixabas estejam presentes no evento.

O presidente do FCCBH, Paulo Breda, que também é presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, comemorou. “Esta foi a primeira reunião com Alberto Pêgo desde que ele assumiu a Agerh e já podemos notar que os comitês de bacias poderão contar com o apoio do órgão. As ações que foram anunciadas vão mais autonomia e fortalecimento”, disse.

“As ações trarão fortalecimento aos comitês de bacias. Com isso, a Agerh fortalece todo o sistema de gestão hídrica”, disse o diretor presidente da Agerh.

Durante a reunião, a gerente da Agerh e coordenadora técnica do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH|ES), Monica Amorim, realizou uma apresentação sobre o andamento da elaboração do Plano, enquanto o agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos Felipe Brandão, atualizou o Fórum em relação ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard