Governo do Estado do Espírito Santo
12/08/2021 10h58 - Atualizado em 12/08/2021 12h32

Comitês de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo se reúnem em formato virtual no IV Ecob

CBHs capixabas realizaram o IV Ecob nesta quarta-feira (11) no canal da Agerh no Youtube.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Espírito Santo realizaram, nesta quarta-feira (11), o quarto Encontro Estadual de CBHs (IV Ecob/ES), que foi transmitido ao vivo pelo canal da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) no YouTube.

Durante todo o evento, os convidados debateram os resultados e a implementação dos Planos de Recursos Hídricos e Enquadramentos das bacias hidrográficas; os desafios para a cobrança pelo uso da água; a implantação de Agências de Bacias, entre outros assuntos.

O Ecob aconteceu das 8h às 18h e contou com a presença e audiência dos representantes de quase todos os Comitês do Estado. 

Durante a manhã, cada CBH apresentou os diagnósticos e trabalhos realizados nas respectivas bacias hidrográficas, e os membros dos Comitês puderam assistir, ainda, a uma palestra de Francisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, em São Paulo. Lahóz abordou a implantação de Agência em bacias hidrográficas com baixo potencial de arrecadação.  

A parte da tarde foi toda dedicada a palestras de gestores e especialistas em recursos hídricos, em níveis estadual e federal. O coordenador do Fórum Nacional de CBHs, Hideraldo Buch, abriu a segunda parte do Ecob abordando o papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas na gestão dos recursos hídricos. 

O diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, trouxe os avanços, desafios e as alternativas de implementação dos Planos de Recursos Hídricos e dos Enquadramentos de Corpos d’Água no Espírito Santo. Ao final da apresentação técnica, Ahnert parabenizou os CBHs e ressaltou uma importante fase da gestão da água no Estado.

“Estamos com instrumentos de planejamento consolidados em todas as bacias, temos uma sinergia muito forte entre os entes do sistema, e um governo que trata o tema com muita seriedade. O governador Renato Casagrande tem uma identificação natural com a questão ambiental, pela sua formação e liderança política, e tem sempre cobrado a intensificação das ações e medidas para fortalecer o sistema ambiental e de recursos hídricos, em níveis estadual, federal e até internacional. Fatos que propiciam um ambiente de muito otimismo na gestão da água aqui no Espírito Santo”, avaliou o diretor-presidente da Agerh durante a transmissão ao vivo.

Em seguida, o especialista em recursos hídricos da coordenação de sustentabilidade financeira e cobrança da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Marco Antonio Mota, falou sobre a importância da Cobrança pelo Uso da Água nas bacias hidrográficas. 

Ainda na parte da tarde, o superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Gonçalves, apresentou os resultados do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS), que repassa recursos financeiros aos CBHs mediante o cumprimento de metas.

Mediado pelo presidente do CBH São Mateus, Emerson Machado, o encontro virtual foi finalizado com um debate e retirada de dúvidas. No final do evento, os CBHs firmaram o compromisso de escrever uma carta do Ecob, com os encaminhamentos aos respectivos órgãos competentes. 

O Ecob/ES é um evento anual que promove discussões e capacita os membros do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo (Sigerh/ES), bem como propicia um diálogo com a sociedade sobre os temas relacionados à gestão de recursos hídricos. 

O evento voltou a ser realizado no Estado depois de dois anos, já que o Encontro que aconteceria em 2020 foi inviabilizado por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O IV Ecob foi realizado pelo Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas, com o apoio da Agerh e do Fórum Nacional de CBHs. 

De acordo com o coordenador do Fórum Capixaba de CBHs, Elio de Castro, o Encontro foi realizado num momento em que o Sigerh está precisando discutir temas importantes. 

“A volta do Ecob/ES é significativa e marca esse período de necessidade de retomada e reavaliação das ações dos CBHs e do sistema de recursos hídricos no Estado. Fizemos um evento sério e estamos muito satisfeitos com o resultado. Por isso, fica o nosso agradecimento a todos os Comitês que participaram, aos especialistas e gestores que aceitaram nosso convite e principalmente à Agerh, que viabilizou tecnicamente a realização do Ecob”, disse Castro ao final do evento virtual. 

Os vídeos (manhã e tarde) do IV Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo estão disponíveis no canal da Agerh no Youtube. Assista.

O Espírito Santo conta com 14 CBHs. Veja aqui quais são eles.  

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6207|99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

Instagram: @meioambientees

Facebook: Meio Ambiente ES

Youtube: Agerh ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard