Governo do Estado do Espírito Santo
20/12/2019 17h06

Conselho de Administração da Agerh toma posse e aprova Plano de Investimentos para 2020

O plano contempla cinco linhas de ação na gestão dos recursos hídricos no Espírito Santo.

A primeira reunião do Conselho de Administração da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), na sede da autarquia, em Vitória. Na oportunidade, os conselheiros tomaram posse e aprovaram o Plano de Investimentos da Agerh para 2020.

O plano contempla cinco linhas de ação no Espírito Santo: o aprimoramento dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, o desenvolvimento de projetos que visam à segurança hídrica, o monitoramento da quantidade e qualidade da água, além da continuidade de trabalhos iniciados em exercícios anteriores e a operacionalização da Agerh, que é o órgão gestor de recursos hídricos no Estado.

O Conselho de Administração da Agerh é um órgão superior consultivo e não remunerado, formado por gestores e servidores do Estado, além de representantes de outros órgãos deliberativos. A diretora administrativa financeira da autarquia, Solange Malta, destacou a importância da gestão compartilhada. “A participação dos conselheiros é uma oportunidade de difundir as informações da Agerh para a sociedade, já que todas as pautas apresentadas são de interesse público ”, comentou a diretora.

O representante do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cerh) no Conselho de Administração da Agerh, Paulo Breda, falou que os encontros são oportunidades de informação. “Conhecendo e deliberando sobre alguns projetos que a Agência tem para o atendimento às políticas de recursos hídricos, nós damos mais transparência aos processos”, disse.

O aposentado Mário Camilo é o conselheiro que representa os Comitês de Bacias Hidrográficas no grupo. Ele reforçou a participação da sociedade nos debates. “Nós temos metas estabelecidas e os comitês podem ajudar o Estado a cumprí-las.” 

Compõem o órgão consultivo da Agerh o secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabricio Hérick Machado; os diretores da Agerh, Fábio Ahnert, José Roberto Jorge e Solange Malta; o subsecretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Carlos Cerqueira Guimarães; o representante do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cerh), Paulo Breda; o representante dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s), Mario Camilo; e o representante do servidores da Agerh, Eduardo Loyola.   

Os membros do conselho foram designados para o exercício 2019-2021 por meio do Decreto 2496-S, assinado pelo governador Renato Casagrande e publicado no Diário Oficial de 05 de dezembro de 2019.

>> Preservação e recuperação da água estão entre as prioridades do Planejamento Estratégico do ES

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207|99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br
es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard