Nesta quinta-feira (07/12), usuários de água, representantes da sociedade organizada e do poder público dos onze municípios que compõem a porção capixaba da bacia hidrográfica do rio São Mateus se reuniram na Associação Empresarial do Litoral Norte do ES (Assenor). O encontro foi marcado com a apresentação dos resultados do diagnóstico das condições de uso da água da bacia hidrográfica.
O encontro é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o CBH São Mateus.
Para a gerente da Agerh e coordenadora do projeto, Monica Amorim, com as informações levantadas a sociedade terá a oportunidade de conhecer a realidade da bacia hidrográfica. “Esse estudo irá subsidiar o planejamento da bacia que contempla o conhecimento da situação atual dos recursos hídricos além dos cenários de crescimento social e econômico”, ressalta.
Planos de Bacias
O trabalho começou a ser elaborado em fevereiro deste ano e será concluído no início de 2018. Ele representa a primeira etapa de desenvolvimento do Enquadramento e Planos de Recursos Hídricos dos rios Itabapoana, Itapemirim, Itaúnas, Novo e São Mateus. Trata-se de um processo de planejamento no qual é necessário conhecer a realidade atual dos recursos hídricos da bacia e aspectos relacionados, visando definir ações para assegurar a disponibilidade de água com qualidade adequada aos usos pretendidos.
A presença de todos nas oficinas é fundamental, garantindo que este processo de gestão das águas seja participativo, compartilhado e descentralizado.
Confira as agendas e compareça!
13/12 – CBH Itabapoana
08h30min – Auditório da Câmara Municipal – Mimoso do Sul
20/12 – CBH Rio Novo
08h30min– Centro de Referência da Assistência Social – CRAS - Iconha