Governo do Estado do Espírito Santo
04/09/2019 09h22 - Atualizado em 04/09/2019 09h24

Diagnóstico da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte será apresentado em Ibiraçu

Encontro faz parte da metodologia participativa de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da região e acontece no próximo dia 12 de setembro.

A população capixaba terá a oportunidade de conhecer o cenário atual da água na região hidrográfica Litoral Centro-Norte. A situação de rios e córregos, como a quantidade e a qualidade das águas, e demais características das bacias dos rios Riacho, Piraquê-açu, Reis Magos e Jacaraípe serão apresentadas durante a 2ª Oficina do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica, que acontece no próximo dia 12 de setembro, às 9 horas, em Ibiraçu. O evento é aberto ao público.  

A região hidrográfica abrange integralmente os municípios de Aracruz e Fundão; quase totalmente os municípios de Ibiraçu e João Neiva; e parte de Linhares, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra e Vitória.

O encontro será conduzido pela equipe desenvolvedora do Plano das Bacias do Litoral Centro-Norte, que fez uma série de levantamentos de dados para se alcançar o diagnóstico da região hidrográfica. As informações foram coletadas durante pesquisas de campo, consultas a diversas instituições de pesquisa, prefeituras, órgãos ligados à agricultura e ao meio ambiente, dentre outros.

Após a apresentação do diagnóstico da região hidrográfica, a equipe vai desenvolver os prognósticos para a quantidade e a qualidade das águas, além de levantar ações necessárias para preservação e uso sustentável dos recursos hídricos. A sociedade participará de todo o processo, inclusive definindo as metas de enquadramento. 

A metodologia participativa adotada na elaboração dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos na região começou em março deste ano e permite que a sociedade contribua e acompanhe o trabalho, juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH). A 1ª Oficina foi realizada em maio no município de Aracruz. Dessa forma, o resultado final do projeto poderá refletir melhor as necessidades e atender aos reais anseios das comunidades da região, a fim de garantir água em qualidade e quantidade para todos.

O Plano de Recursos Hídricos e o Enquadramento da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte estão sendo desenvolvidos pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O projeto conta com recursos do Estaleiro Jurong Aracruz, por meio de uma condicionante ambiental.

A Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte compreende uma área de drenagem de aproximadamente 3.100 km².

O que são Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos?

O Enquadramento de um corpo hídrico, rio ou lagoa, é o estabelecimento de um objetivo ou meta de qualidade da água a ser alcançada ao longo do tempo de acordo com os usos mais restritivos, ou seja, aqueles que exigem água de melhor qualidade. Aliado ao enquadramento, os Planos de Recursos Hídricos analisam cenários, fazem prognósticos e definem ações para o uso sustentável da água num período de 20 anos.

O que são os Comitês de Bacias Hidrográficas?

Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s) funcionam como gestores das bacias. São órgãos colegiados consultivos e deliberativos, compostos por representantes do poder público, sociedade civil organizada e usuários da água (como companhias de abastecimento, irrigantes e indústrias).

Serviço:

Apresentação de Diagnóstico das Bacias da Região Litoral Centro-Norte

(2ª Oficina de Elaboração do Plano de Recursos Hídricos)

Data: 12 de setembro de 2019

Horário: 9h às 14h45

Local: Complexo Cultural Roque Peruch, Av. Conde D’Eu, S/N, Centro, Ibiraçu – ES


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6247|99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br
es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard