Governo do Estado do Espírito Santo
22/12/2017 10h00 - Atualizado em 22/12/2017 10h55

Diagnóstico dos recursos hídricos é apresentado à bacia do rio Novo

A realidade atual dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Novo, no sul do Espírito Santo, foi apresentada em uma oficina que ocorreu nesta quarta-feira (20/12), a partir das 8h30 no auditório do CRAS de Iconha a representantes da sociedade civil organizada, dos usuários de água e do poder público dos cinco municípios que fazem parte da bacia.  A reunião teve o objetivo de apresentar aspectos sobre qualidade e  quantidade de água da bacia hidrográfica.

Para o servidor da Agerh e um dos coordenadores do projeto, Felipe Dutra Brandão, o diagnóstico é o primeiro passo para a construção do Plano de Recursos Hídricos. “Essa é a fase inicial; posteriormente teremos a elaboração do Enquadramento e do Plano de Recursos Hídricos propriamente dito em que a sociedade da bacia por meio do Comitê irá construir um plano de ações a serem desenvolvidas na bacia do rio Novo para melhorar a gestão dos recursos hídricos.” disse.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Novo.

 

Planos de Bacias

O trabalho começou a ser elaborado em fevereiro deste ano e será concluído no início de 2018. Ele representa a primeira etapa de desenvolvimento do Enquadramento e Planos de Recursos Hídricos dos rios Itabapoana, Itapemirim, Itaúnas, Novo e São Mateus. Trata-se de um processo de planejamento no qual é necessário conhecer a realidade atual dos recursos hídricos da bacia e aspectos relacionados, visando definir ações para assegurar a disponibilidade de água com qualidade adequada aos usos pretendidos.

 

Bacia Hidrográfica do Rio Novo

 

O Rio Novo é um curso de água de domínio estadual, cuja nascente está localizada no município de Vargem Alta. Sua foz ocorre no município de Piúma, logo após receber a contribuição das águas do Rio Iconha. A bacia abrange, ainda, parte do município de Itapemirim e os municípios de Iconha e Rio Novo do Sul. O CBH Rio Novo existe desde 2004, quando foi criado pelo Decreto Estadual 1350-R/2004.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard