02/06/2021 10h49 - Atualizado em 02/06/2021 10h50

Diagnóstico e Cenários sobre o futuro da água no Espírito Santo serão apresentados no próximo evento “Gestão da Água em Ação”

Diagnóstico e Prognóstico são do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/ES), que será o terceiro tema debatido no Ciclo de capacitações virtuais da Agerh.

No próximo dia 17 de junho, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) vai realizar a terceira edição do ciclo “Gestão da Água em Ação”. O evento vai debater cenários sobre a água no Espírito Santo pelos próximos 20 anos, de acordo com os diagnósticos e prognósticos contidos no Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/ES). O evento acontecerá ao vivo no canal da Agerh no Youtube, das 9h às 12h30.

A capacitação virtual será aberta ao público, que terá a oportunidade de participar ao vivo dos debates, além de interagir com os palestrantes pelo chat, fazendo perguntas e deixando comentários. Para participar, basta se inscrever no canal da Agerh no Youtube. Quem assistir ao evento poderá receber certificado de participação.

O ciclo de workshops “Gestão da Água em Ação” é voltado para colaboradores e técnicos da área ambiental e estratégica do Governo do Estado e das prefeituras municipais, os membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e dos Conselhos Ambientais e de Recursos Hídricos, além de profissionais, estudantes, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados pelos temas.

Tema 3: Plano Estadual de Recursos Hídricos

Instrumento de gestão da água, o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) é um documento de planejamento de longo prazo que visa a fundamentar e orientar a formulação e a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos e seu gerenciamento.

O Plano de Recursos Hídricos do Espírito Santo (PERH/ES) foi entregue em outubro de 2018 e está disponível para consulta no site da Agerh. O PERH/ES é um acordo social e político, cujas diretrizes orientam mudanças em relação aos usos da água no Estado, para promover o desenvolvimento social e econômico em bases sustentáveis até 2038.

Além de orientar a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, considerando os usos múltiplos da água, o PERH/ES contribui para a proteção (preservação, conservação e recuperação) das áreas ambientalmente estratégicas do Estado e, por meio de metas e propostas de ações, visa a garantir, em quantidade e qualidade, à atual e às futuras gerações capixabas, a necessária disponibilidade das águas superficiais e subterrâneas.

No Espírito Santo, o PERH foi desenvolvido com participação social, por meio de Seminários, Oficinas Interinstitucionais, Consultas Públicas Regionais, Reuniões Setoriais e apresentações dos produtos ao Comitê Hídrico do Governo do Estado e ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).

De acordo com a gerente de planejamento, pesquisa e apoio ao Sigerh, Monica Amorim, que também coordenou a elaboração do Plano Estadual, o PERH foi desenvolvido em conjunto com vários órgãos, entidades e a sociedade capixaba.

“A elaboração do Perh/ES contou com a participação direta de Secretarias de governo, inclusive as de Economia e Planejamento e Inovação e Desenvolvimento, mostrando um reconhecimento da importância da água para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Também participaram as representações da sociedade organizada, membros do Cerh e dos CBHs. Os usuários, notadamente os irrigantes, companhias de abastecimento e representantes da indústria acompanharam todo o trabalho e contribuíram com suas estratégias e planejamentos futuros para diminuir e otimizar o uso da água em seus próprios processos produtivos. Todas as contribuições fazem parte dos relatórios técnicos do Perh/ES”, relata Monica Amorim.

No dia 17 de junho, o evento virtual do Gestão da Água em Ação vai discutir o processo de elaboração do PERH, as principais informações trazidas no instrumento, além dos desafios e caminhos para tirar o Plano do papel no Espírito Santo e no Brasil.

“Queremos mostrar a importância do Perh/ES no planejamento, gestão, recuperação e conservação da água no ES. Temos no Plano a consolidação de um processo consistente e robusto, em escala estadual, cujo objetivo é garantir o desenvolvimento social e econômico sustentável. Por isso, é importante que a sociedade capixaba conheça o Perh/ES e seus resultados e o documento seja utilizado para nortear as ações que visam a garantir maior disponibilidade e melhor qualidade de água”, explica a coordenadora do evento, Monica Amorim.

Serviço:

[Ciclo de Workshops Gestão da Água em Ação]

Tema 3: Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/ES) - cenários sobre a água no Espírito Santo nos próximos 20 anos

Quando: 17/06 (quinta-feira)
Horário: de 9h a 12h30
Onde: Canal da Agerh no Youtube
Endereçoyoutube.com/agerhes

Quer ficar por dentro das novidades do Ciclo de Workshops Gestão da Água em Ação? Entre no nosso canal no Telegram: https://t.me/CiclodeWorkshops

Informação à Imprensa:
(27) 3347-6207 e 99935-0085