10/07/2024 13h37

Encontro de CBHs da Região Sudeste tem participação do Espírito Santo

O evento busca fortalecer a participação da sociedade nos comitês de bacias hidrográficas.

Fortalecimento da integração, promoção do diálogo e troca de experiências exitosas, esse é o principal objetivo do I Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas da Região Sudeste (Ercob/Sudeste), realizado entre essa segunda-feira (08) e esta quarta-feira (10), em Belo Horizonte (MG).

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e 18 representantes de 10 Comitês de Bacias Hidrográfica (CBHs) do Espírito Santo, estão participando do evento, que conta com temas relevantes para os colegiados, além do amplo debate na gestão integrada das águas da região Sudeste.

Com o tema "Integrando as Águas do Sudeste", o Ercob/Sudeste é um evento organizado pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com os Fóruns Estaduais do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

O diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert, que participou da primeira roda de conversa que aconteceu durante do evento, ressalta que o encontro envolve os CBHS dos quatro estados da região sudeste, que se se encontram para debater, trocar experiências e intercambiar os avanços relacionados à implementação da política de recursos hídricos, proporcionando uma oportunidade importante e positiva para fortalecer e criar mais segurança hídrica.

“O Espírito Santo, por meio da Agerh, apoia integralmente a participação dos CBHs do Estado no Ercob/Sudeste, que é muito importante, principalmente pela troca de conhecimentos. Existem comitês antigos no Brasil, que, por exemplo, têm histórico da implementação da cobrança pelo uso da água, que estamos implementando também no Estado. Isso significa que a experiência deles inspira e também orienta outros comitês. O encontro busca criar essa sinergia e integração entre o sistema de gestão de recursos hídricos”, acrescentou o diretor.

A presidente do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH), Ana Eloisa Sorrilha, explica que com a revisão do regimento interno do FNCBH, em anos pares será realizado o Ercob, que possibilita fortalecer os Comitês, oportunizando conhecer os desafios, demandas e dificuldades para a implantação dos instrumentos de gestão.

“Esse evento é de suma importância para os membros dos CBHs capixaba, para a interação com as experiências dos estados vizinhos e para nos preparar para o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) em 2025. A Agerh e a Seama foram fundamentais no apoio à participação dos representantes dos comitês no evento”, acrescentou Ana Sorrilha.

“O evento é um momento importante de troca de experiências dos comités da região sudeste. É a região que concentra o maior número de usuários e a maior parte da produção de riqueza do país. Então, com certeza, os grandes desafios da gestão de recursos e educação perpassam pelos comités da região sudeste. Para o Espírito Santo é um momento importante, e a delegação capixaba está bem representada, participando ativamente dos debates. Vamos levar um conjunto de experiências enriquecedoras para o Estado, para o dia a dia dos CBHs e também para o Encob que será sediado no Estado no próximo ano”, disse o subsecretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Robson Monteiro,

O evento também é uma oportunidade para estabelecer uma agenda propositiva entre os órgãos gestores e os CBHs, possibilitando a contribuição de ações para a construção de políticas públicas mais eficientes e participativas no setor de recursos hídricos.

Assessoria de Comunicação a Agerh
Kelly Badaró