Governo do Estado do Espírito Santo
02/12/2025 13h43 - Atualizado em 02/12/2025 13h50

ES se torna centro do debate ambiental ao sediar maior evento sobre água da América Latina

O Espírito Santo voltou aos holofotes nacionais e internacionais após a COP-30. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o estado recebeu o XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), considerado o maior evento sobre água da América Latina. Foram 40 horas de programação distribuídas em mais de 35 mesas-redondas, conferências e atividades técnicas que vão discutir temas urgentes: recursos hídricos, impactos climáticos, Inteligência Artificial, saneamento, governança e segurança da água.

Com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) o encontro reuniu mais de 10 mil participantes, entre pesquisadores, gestores públicos, profissionais do setor produtivo, especialistas e estudantes. O governador do Estado, Renato Casagrande, compareceu na noite de abertura e deu as boas-vindas aos participantes.

Entre as mesas temáticas do Simpósio Brasileiro, o diretor-geral da Agerh, Fábio Ahnert, falou sobre “Monitoramento e Gestão de Extremos”. Ahnert destacou a importância da integração do monitoramento hidrológico federal (ANA) e estadual (Agerh), além da cooperação técnica, salas de situação e gestão de crises hídricas.

De acordo com Fábio, sediar o simpósio fortaleceu as relações institucionais da ABRHidro com o governo, na busca por soluções conjuntas para a segurança hídrica. “Sediar o evento, foi sem dúvida, uma grande oportunidade para avançarmos no  desenvolvimento técnico e científico do setor hídrico, fomentando o intercâmbio de conhecimentos e soluções para a preservação e uso sustentável dos recursos”, destacou.

Ainda, durante o Simpósio, a Agerh recebeu a visita da equipe técnica da Ana, que quis conhecer de perto a gestão de segurança de barragens.  Na ocasião, também foi apresentado o novo sistema do HidroAgerh.

Outro momento importante para o Estado, foi a entrega de uma homenagem da Comissão da AbrHidro, ao governador Casagrande,  reconhecendo a sede do evento como Capital da Água em 2025. 

Para Alexandre Kepler Soares, presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, o SBRH consolida um momento decisivo. "Este é um espaço essencial para conectar ciência, gestão e sociedade. Em um cenário de mudanças climáticas e pressões crescentes sobre os recursos hídricos, reunir especialistas de todo o Brasil é fundamental para ampliar soluções, fortalecer políticas públicas e promover uma gestão mais resiliente da água", afirmou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Georgia Gonçalves
(27) 3347-6207 e 98154-5044
asscom@agerh.es.gov.br
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Youtube: Agerh ES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard