Governo do Estado do Espírito Santo
15/01/2021 11h21

Estação de monitoramento de água volta a medir chuva e vazão em Ibitirama

Equipamento estava com um problema no sensor e voltou a funcionar após manutenção da Agerh. 

Após manutenção corretiva da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a estação de medição de chuva, nível e vazão, instalada em Ibitirama, voltou a operar. O equipamento está instalado no rio Braço Norte Direito, afluente do rio Itapemirim. 

A estação hidrológica telemétrica, localizada no centro da cidade, ficou quase um ano fora do ar após ser submersa por uma forte enchente na região. Depois de passar por reparos no decorrer de 2020, o equipamento voltou a funcionar no último dia 30 de dezembro.

As estações hidrológicas automáticas são equipamentos que monitoram em tempo real os níveis de água dos rios e os acumulados de chuva, armazenando e transmitindo os dados por satélite a cada hora. A estação fica próxima ao curso de água e, com sensores de pressão e um pluviômetro, registra e transmite os números por meio de uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD). 

De acordo com o responsável pela Coordenação de Hidrologia, Informação e Pesquisa (Cohip) da Agerh, Luiz Henrique Aquino, o sensor da estação de Ibitirama foi prejudicado pela lama, mas o problema foi totalmente corrigido. “Já na primeira chuva, no dia 4 de janeiro, a PCD marcou elevação no nível do rio”, atesta o coordenador. 

A estação pertence à rede de monitoramento da Agência Nacional de Águas (ANA) e da rede de alerta de eventos críticos do Espírito Santo, o Alerta! ES. O equipamento também vai compor o Sistema de Alerta do rio Itapemirim. A última manutenção em Ibitirama foi realizada pelos servidores da Agerh, com o apoio da Regional de Proteção e Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e da Prefeitura Municipal de Ibitirama. 

“Essa parceria, tanto na manutenção dos aparelhos, quanto na concepção dos sistemas, tratamento e interpretação dos dados, é o que garante os avanços na rede de alerta, tão importante para a prevenção e diminuição dos impactos de eventos hidrológicos extremos no Estado”, destaca Luiz Henrique Aquino.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6207|99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br / es.agerh@gmail.com

Instagram: @meioambientees

Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard