Governo do Estado do Espírito Santo
10/06/2021 16h00 - Atualizado em 10/06/2021 17h07

Gestão da Água em Ação: próximo evento trará informações sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos

Confira a programação da capacitação virtual que acontece na próxima quinta-feira (17).

Na manhã da próxima quinta-feira (17), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) vai realizar o terceiro encontro do Ciclo “Gestão da Água em Ação”, programa de workshops e capacitações virtuais sobre a temática, que acontece no canal da Agerh no Youtube desde o mês de abril.

Com o tema “Plano Estadual de Recursos Hídricos - cenários sobre a água no Espírito Santo nos próximos 20 anos”, o evento ao vivo colocará, de forma remota, especialistas locais e nacionais para debater o Plano Estadual de Recursos Hídricos (Perh/ES).

Instrumento de gestão da água, o Perh/ES é um documento de planejamento de longo prazo que visa a fundamentar e orientar a formulação e a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos e seu gerenciamento.

O documento foi entregue em outubro de 2018, e está disponível para consulta no site da Agerh. O Plano é um acordo social e político, cujas diretrizes orientam mudanças em relação aos usos da água no Estado, para promover o desenvolvimento social e econômico em bases sustentáveis até 2038.

O Gestão da Água em Ação vai discutir o processo de elaboração do Plano no Estado, as principais informações coletadas no instrumento, além dos desafios e caminhos para tirar o Perh do papel, no Espírito Santo e no Brasil.

“Queremos mostrar a importância do Perh/ES no planejamento, gestão, recuperação e conservação da água no ES. Temos no Plano a consolidação de um processo consistente e robusto, em escala estadual, cujo objetivo é garantir o desenvolvimento social e econômico sustentável. Por isso, é importante que a sociedade capixaba conheça o Perh/ES e seus resultados e o documento seja utilizado para nortear as ações que visam a garantir maior disponibilidade e melhor qualidade de água”, explicou a coordenadora do evento e gerente da Agerh, Monica Amorim.

Programação do Workshop sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos

9h: Abertura 

9h10: O Perh/ES como instrumento de planejamento dos recursos hídricos no Espírito Santo - Fábio Ahnert 

9h50: Plano Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo – o processo de elaboração – Monica Amorim

10h20: Comissões de Acompanhamento do Perh/ES – Monica Amorim e Chander Freitas

10h50: Plano de Ações do Perh/ES – Felipe Andrade e Ranielle Fraga

11h30: Os desafios da implementação dos Planos Estaduais no Brasil – Eduardo Lanna

Aberto ao público, o evento será transmitido pelo canal da Agerh no Youtube e, portanto, não será necessário fazer inscrição. Quem assistir aos eventos, terá a oportunidade de participar ao vivo das atividades, além de interagir com os palestrantes pelo chat, fazendo perguntas e deixando comentários. Haverá emissão de certificado.

O “Gestão da Água em Ação” é voltado para colaboradores e técnicos da área ambiental e estratégica do Governo do Estado e das prefeituras municipais, os membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e dos Conselhos Ambientais e de Recursos Hídricos, além de profissionais, estudantes, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados pelos temas.

Serviço:

[Ciclo de Workshops Gestão da Água em Ação]

Tema 3: Plano Estadual de Recursos Hídricos (Perh/ES) - cenários sobre a água no Espírito Santo nos próximos 20 anos

Quando: Quinta-feira (17)

Horário: de 9h a 12h30

Onde: Canal da Agerh no Youtube

Endereço: youtube.com/agerhes

Quer ficar por dentro das novidades do Ciclo de Workshops Gestão da Água em Ação? Entre no nosso canal no Telegram: https://t.me/CiclodeWorkshops

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6207|99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br / es.agerh@gmail.com

Instagram: @meioambientees

Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard