Governo do Estado do Espírito Santo
02/07/2021 16h13

Gestão da Água em Ação: próximo evento vai debater estratégias para a implementação dos Planos de Recursos Hídricos

Neste mês, o ciclo de workshops vai compartilhar a metodologia e as informações dos Manuais Operativos, estratégia adotada pela Agerh desde 2019

Nos dias 14 e 15 de julho, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) vai realizar a quarta capacitação do Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação”, programa de encontros virtuais da autarquia responsável pela gestão de recursos hídricos no Espírito Santo. Desta vez, o tema será “Manuais Operativos (MOps) - caminhos para tirar os Planos de Recursos Hídricos do papel”.

O MOp é uma estratégia utilizada pela Agerh desde 2019 para auxiliar a implementação dos Planos de Ações nas bacias hidrográficas e foi adotada pelo Espírito Santo de forma pioneira em nível estadual, de acordo com a gerente de Planejamento e Pesquisa da Agência, Monica Amorim. 

"Durante a elaboração do Perh/ES tivemos contato com o MOp, uma estratégia nova na gestão de recursos hídricos, capaz de contribuir e facilitar a implantação das ações e decidimos adotá-la para os Planos que estavam em processo de elaboração. São diversos os atores e instituições responsáveis por colocar em prática os Planos de Recursos Hídricos. Por isso, é fundamental que todos conheçam o MOp e se apropriem das ações e atividades a serem realizadas. A sociedade em geral também deve conhecer o MOp a fim de fiscalizar e cobrar a implementação das ações do Plano", ressalta a gerente.

No evento, a equipe da Agerh, profissionais e especialistas da área vão explicar como funciona a metodologia para elaboração e o funcionamento da ferramenta, mostrar como o MOp já está sendo utilizado em alguns Comitês de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo e debater a importância e os desafios da implementação dos Planos de Recursos Hídricos.

Dividido em duas manhãs, o workshop é gratuito, aberto ao público e acontecerá ao vivo no canal da Agerh no Youtube, das 9h às 12h30. Para não perder, basta se inscrever no canal. Quem assistir ao evento poderá receber certificado de participação.

O ciclo de workshops “Gestão da Água em Ação” é voltado para colaboradores e técnicos da área ambiental e estratégica do Governo do Estado e das prefeituras municipais, os membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e dos Conselhos Ambientais e de Recursos Hídricos, além de profissionais, estudantes, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados pelos temas.

Tema 4: Manuais Operativos 

O Manual Operativo (MOp) aplicado à gestão de Recursos Hídricos consiste no detalhamento das ações e atividades para serem executadas em um determinado intervalo de tempo. As ações necessárias para a recuperação e preservação de bacias são descritas nos Planos de Recursos Hídricos. Com este instrumento em mãos, os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s) poderão evoluir com mais regularidade, na implementação dos planos.

O MOp orienta os responsáveis a tirarem as ações do papel e as colocarem em prática por meio de fluxogramas e fichas, onde são identificados, também, os responsáveis pelas tarefas. É uma estratégia recém-empregada no Brasil e o Espírito Santo é o primeiro, em nível de gestão de bacias estaduais, a construir Manuais Operativos para os Planos de Bacias Hidrográficas.

Serviço:

[Ciclo de Workshops Gestão da Água em Ação]

Tema 4: Manuais Operativos (MOps) - caminhos para tirar os Planos de Recursos Hídricos do papel

Quando: 14 e 15 de julho (quarta-feira e quinta-feira)

Horário: de 9h as 12h30

Onde: Canal da Agerh no Youtube

Endereço: youtube.com/agerhes

Quer ficar por dentro das novidades do Ciclo de Workshops Gestão da Água em Ação? Entre no nosso canal no Telegram: https://t.me/CiclodeWorkshops

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6207 e 99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

Instagram: @meioambientees

Facebook: Meio Ambiente ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard