23/12/2021 20h00 - Atualizado em 29/12/2021 15h39

Governo do Estado realiza vistorias em barragem após chuvas que atingiram o norte do ES

Governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), realizou vistorias em barragens no município de Ponto Belo e Mucurici. A ação teve apoio do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), que fez o sobrevoo com a equipe de fiscalização para o reconhecimento das áreas.

As vistorias foram realizadas pelo subgerente de Licenciamento Ambiental do Idaf, Gabriel Hector Fontana, pelo técnico da gerência local do Idaf, em Montanha, Paulo Perchi; e o gerente de gestão e infraestrutura hídrica da Agerh, Rafael Wolfgramm. Também participaram da ação o corpo de bombeiros e a defesa civil de Ponto Belo.

Durante a operação, os técnicos visitaram, por terra, duas barragens, sendo uma em Ponto Belo e outra em Mucurici. Os técnicos também determinaram e acompanharam a ampliação de um vertedouro em uma barragem particular que apresentava risco de rompimento por conta do nível de água acima do permitido e alagamento na estrada municipal ao lado da barragem, bloqueando a passagem de veículos.

De acordo com o gerente da Agerh, Rafael Wolfgramm, as barragens apresentavam níveis de alerta devido às chuvas na região noroeste. "É muito importante que os empreendedores de barragens sigam as recomendações de segurança, como a redução dos níveis de água em períodos chuvosos, para preservar os reservatórios e moradores à jusante. A Agerh vem difundido essas orientações há três anos, período em que já vistoriamos 286 barramentos em cursos hídricos estaduais", reforçou Wolfgramm.

Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o instituto tem intensificado as ações de fiscalização em barragem, principalmente em período de fortes chuvas.

“A incidência de chuvas pode ocasionar problemas, como o rompimento de barragens, provocando prejuízos econômicos, sociais e ambientais. Fiquei sabendo na noite dessa quarta-feira (22), por meio do poder público municipal sobre a situação de risco de rompimento de uma barragem em Ponto Belo, imediatamente, enviamos o técnico para olhar de perto o problema, que já foi resolvido com ampliação do vertedouro”, afirmou.

Texto: Rafaely Lyra

É proprietário ou responsável técnico de barragens? Registre o empreendimento no Cadastro Estadual de Segurança de Barragens e acesse a Cartilha de Segurança de Barragens.

Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter