Governo do Estado do Espírito Santo
26/07/2021 17h21

IV Ecob/ES reunirá Comitês de Bacias Hidrográficas, gestores e especialistas em recursos hídricos

Encontro acontece no dia 11 de agosto. Confira a programação.

Dois anos depois do último evento, em 2019, o Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas vai realizar, no próximo dia 11 de agosto, a quarta edição do Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (IV Ecob/ES), com transmissão ao vivo pelo canal da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) no YouTube. Inscreva-se.

O objetivo do Ecob/ES é promover discussões e capacitar os membros do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo (Sigerh/ES), bem como propiciar um diálogo com a sociedade sobre os temas relacionados à gestão de recursos hídricos.

Durante todo o dia 11 de agosto, os convidados vão discutir os resultados e a implementação dos Planos de Recursos Hídricos e Enquadramentos das bacias hidrográficas; os desafios para a cobrança pelo uso da água; a implantação de Agências de Bacias, entre outros assuntos. Ao final do dia, uma assembleia geral vai discutir e elaborar a Carta do IV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que vai registrar os compromissos firmados durante o Ecob/ES.

Para debater todos esses assuntos, o IV Ecob/ES reunirá:

  • Os 14 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Estado;
  • O diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Fábio Ahnert;
  • Hideraldo Buch, coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas;
  • O secretário executivo Francisco Lahóz, do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (SP).
  • Humberto Gonçalves, superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA);
  • O especialista em recursos hídricos da coordenação de sustentabilidade financeira e cobrança da ANA, Marco Antonio Mota. 

Conheça todos os convidados na galeria no final desta matéria.

Confira a programação completa.

De acordo com o coordenador do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas, Elio de Castro, este é um momento em que o Sigerh está precisando discutir temas importantes. “Em parceria com a Agerh, nós construímos um evento enxuto, mas com questões necessárias sobre os instrumentos de gestão e estamos reunindo todos esses gestores e especialistas para que possamos debater em vários níveis e visões, sejam eles estaduais ou nacionais”, explicou Castro.

O Ecob/ES é uma realização do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas, com o apoio da Agerh e do Fórum Nacional de CBHs.

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 09 de agosto, por meio de formulário digital. Para a emissão do certificado, será necessário confirmar a presença no chat do YouTube durante o evento, a partir das informações que serão fornecidas durante a transmissão.

Comitês de Bacias Hidrográficas

Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) funcionam como gestores das bacias. São órgãos colegiados consultivos e deliberativos, compostos por representantes do poder público, sociedade civil organizada e usuários da água (como companhias de abastecimento, irrigantes e indústrias). A Agerh, como agência reguladora de recursos hídricos no Estado, dá apoio aos CBHs, em auxílio à implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, além de receber as demandas dos comitês.

O Espírito Santo conta com 14 CBHs. Veja aqui quais são eles.

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6207 e 99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

Instagram: @meioambientees

Facebook: Meio Ambiente ES

Youtube: Agerh ES  

Tópicos:
ecob, es, programação, cbhs
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard