Governo do Estado do Espírito Santo
23/06/2020 14h22

Oficina Virtual de Enquadramento começa no próximo dia 29

Encontro faz parte do processo de elaboração do Plano de Bacia da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte.

Terá início na próxima segunda-feira (29), a Oficina de Enquadramento do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte. A oficina é uma ferramenta presente na metodologia participativa e democrática da construção do Plano de Bacia e vai acontecer, pela primeira vez, de forma virtual, devido às limitações impostas pelo novo Coronavírus (Covid-19).

A Oficina de Enquadramento acontecerá de forma continuada, pela plataforma Google Sala de Aula. Por meio da ferramenta, a equipe técnica criará um fórum virtual, semelhante a uma sala de aula remota, na qual haverá interação entre os participantes. A equipe utilizará o Google Meet, sistema fechado de videoconferência, para compartilhamento de tela, mensagens de texto e layout em mosaico.

Uma série de vídeoaulas já foram gravadas e serão disponibilizadas no ambiente virtual para que os participantes compreendam a proposta de enquadramento e contribuam com a construção do Plano de Bacia da região.

No período de realização da oficina, que vai acontecer entre junho e agosto, a equipe técnica dará todo apoio necessário para acesso à plataforma, auxiliará na navegação e na realização das tarefas. Dessa forma os usuários, mesmo que em casa ou no escritório, poderão participar e contribuir de forma significativa.

Os convites para participação serão enviados ao Comitê de Bacia Hidrográfica Litoral Centro Norte por e-mail.

Organização

Diante da necessidade de adotar medidas para evitar aglomerações e praticar o isolamento social, a equipe da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), em parceria com representantes do CBH Litoral Centro Norte, planejaram a oficina totalmente virtual.

Após diversos testes, as plataformas e metodologias escolhidas foram as que mais atenderam às demandas. Diferentemente das oficinas anteriores, que eram realizadas presencialmente e, em apenas um dia, a mudança trouxe a necessidade de ampliar o período de participação, para que todos possam contribuir de maneira significativa.

Segundo Flávia Salim, coordenadora do Plano de Recursos Hídricos na Agerh, a pandemia fez com que a equipe do projeto se reinventasse para que o trabalho não fosse interrompido. “Todo o material, que já estava pronto desde março para a oficina presencial, teve que ser adaptado. À medida que o trabalho vem sendo concretizado, percebemos que está sendo muito gratificante”, explica.

De acordo com Mônica Amorim, gerente de Planejamento e Pesquisa da Agerh, a estratégia encontrada atende à necessidade dos atores da bacia, do Comitê de Bacia Hidrográfica e dos parceiros do Projeto. “A equipe está de parabéns pela iniciativa e a parceria do CBH Litoral Centro Norte está sendo fundamental para que a oficina virtual aconteça, dando continuidade aos trabalhos num momento tão atípico.”

Enquadramento

O enquadramento é um instrumento de gestão dos recursos hídricos, sendo uma ferramenta de planejamento que estabelece metas de qualidade de água, a partir dos usos almejados pela sociedade. Ele considera metas mais exigentes quando os usos requeridos são mais nobres como, por exemplo, o consumo humano, e metas menos exigentes quando são previstos usos menos nobres, sendo, neste caso, admitido certo nível de poluição.

Por exemplo, o grau mais elevado de exigência com relação à qualidade de água se aplica a áreas de preservação ambiental e de proteção a comunidades aquáticas. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o enquadramento é referência para o planejamento da gestão das águas e do meio ambiente, embasando diversas condutas e decisões, como a Outorga de Direito de Uso da Água, definição da Cobrança por esse uso, licenciamento e monitoramento ambiental.

O enquadramento faz parte do projeto de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte. A região compreende uma área de drenagem de, aproximadamente, 3.100 km². É formada pelas bacias dos rios Riacho, Piraquê-açu, Reis Magos e Jacaraípe, que banham integralmente os municípios de Aracruz e Fundão, quase a totalidade dos municípios de Ibiraçu e João Neiva e parte de Linhares, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra e Vitória.

Serviço

Oficina Virtual de Enquadramento
Quando: De Junho a Agosto de 2020
Onde: Plataforma Google Sala de Aula
Contato: comunicacao.planosdebacias@gmail.com
Telefone: (27) 99717-0905 / (28) 99925-4186 – Falar com Erica ou Rafael.

Texto: Rafael José

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br / es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard