Governo do Estado do Espírito Santo
16/08/2019 18h16

Pesquisadores da Agerh fazem Oficina sobre Escrita e Envio de Artigos Científicos

Agência possui 20 profissionais que unem a pesquisa nas universidades às atividades desenvolvidas nos projetos da autarquia

Caderno na mesa, caneta em punho e muitas dicas para anotar. Pesquisadores e servidores da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) passaram a tarde desta quinta-feira (15) com a professora doutora e pós-doutoranda do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Márcia Gonçalves. A acadêmica ministrou uma oficina sobre Escrita e Envio de Artigos Científicos, deu orientações e tirou dúvidas dos profissionais que unem as pesquisas que desempenham nas universidades aos projetos desenvolvidos na Agerh.

A mestre em Economia e bolsista do Projeto de Elaboração dos Manuais Operativos para os Planos de Bacia, Ligia Loss, aproveitou a oportunidade para aprender mais e apertar o passo para sua formação profissional e acadêmica. “Eu tenho muita vontade de unir pesquisas econômicas aos estudos relacionados a recursos hídricos, algo que pouca gente desenvolve no Brasil”, disse.

Esse faro de perceber o que é novidade, precisa ser estudado e é relevante para as pessoas é uma prática que deve estar apurada em um pesquisador, de acordo com a professora Márcia Gonçalves. “Novidade e relevância são nortes de qualquer artigo, que deve se pautar em temas importantes que ainda não foram estudados profundamente”.

Além de insights sobre a busca de temas, a professora deu dicas práticas de escrita de artigos científicos, como escolher e onde publicar os textos. Segundo Marcia, o foco deve ser grandes revistas e periódicos, para que a qualidade do trabalho atenda a maiores critérios de exigência.

Para a gerente de Planejamento, Pesquisa e Apoio da Agerh, Monica Amorim, a capacitação é fundamental e uma prerrogativa dos projetos. “Unindo pesquisas aos programas do Estado, nós atendemos as demandas da sociedade em várias frentes: nos projetos que serão entregues à população, nas pesquisas científicas que estão sendo desenvolvidas e na formação de profissionais para o mercado”.

A Gerência possui atualmente 20 pesquisadores bolsistas que atuam em três projetos voltados ao planejamento e à gestão de recursos hídricos nas bacias do Espírito Santo. Durante a bolsa, além de desenvolver o trabalho na Agerh, os pesquisadores escrevem artigos científicos sobre os temas que foram tratados nos programas.

 Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6207|99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard