21/12/2021 15h36

Probacias capacita técnicos e operadores de máquinas pesadas para construção de caixas secas e bacias de infiltração de água

Estratégias para captação e infiltração de água da chuva no solo são eixos do Programa Estadual de Conservação e de Revitalização de Bacias Hidrográficas.

Os profissionais responsáveis pela operação de máquinas pesadas nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Vargem Alta estão sendo capacitados pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), por meio do Programa Estadual de Conservação e de Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias).

O objetivo das capacitações é aperfeiçoar os conhecimentos dos operadores de escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás-carregadeiras e retroescavadeiras para a construção e manutenção de práticas mecânicas conservacionistas, também conhecidas como tecnologias sociais sustentáveis, em comunidades na zona rural dos municípios.

Entre as técnicas ensinadas aos servidores locais estão caixas secas, bacias de infiltração (barraginhas) e terraços em nível (cochinhos). As práticas são estratégias para a captação e infiltração de água da chuva no solo, reduzindo assim os processos erosivos e o assoreamento de córregos e rios.

As intervenções fazem parte dos três eixos de atuação do Probacias, que englobam o esgotamento sanitário rural (por meio da instalação de biodigestores); a conservação de água, solo e estradas vicinais; da capacitação de técnicos, produtores rurais e famílias; e as ações de monitoramento de corpos hídricos.

O intuito é qualificar a execução das intervenções nas comunidades, segundo o coordenador do Probacias, Ricardo Valory. “Além de conhecer as estratégias de conservação de água e solo, os técnicos municipais estão tento oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos, principalmente referentes à topografia básica e à legislação ambiental, para trabalharmos nos locais mais estratégicos, respeitando os limites do meio ambiente local. Quanto mais qualificado for o operador de máquina, maior será a eficiência da técnica e mais rápido alcançaremos os objetivos do Probacias”, ressaltou Valory.

Os municípios começaram a receber os treinamentos em outubro, quando aconteceu o módulo teórico da capacitação, em Cachoeiro de Itapemirim. Em novembro, a equipe realizou um módulo prático, no município de Muqui, onde foi demonstrado aos técnicos e operadores de máquinas pesadas o passo a passo para a construção das tecnologias sociais sustentáveis.

O operador de máquinas Maycon Fernandes viu na teoria e na prática a importância das técnicas para as intervenções. “É uma oportunidade de aprender e aprimorar nosso trabalho nas propriedades rurais, principalmente para preservar a água e não ter problemas. É bom para a gente, para o produtor e para o município”, disse o servidor da Prefeitura Municipal de Muqui.

Aproximadamente 45 servidores dos três municípios beneficiados estão participando das capacitações do Probacias, que continuam nos próximos meses nas demais microbacias.

Os treinamentos são realizados pela Agerh, em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) — Campus Santa Teresa, por meio dos professores Ednaldo Miranda Oliveira e Élcio das Graças Lacerda, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Vargem Alta.

Probacias

O Programa Estadual de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas no Estado do Espirito Santo (Probacias), instituído em março de 2021, visa a recuperar e conservar as Bacias Hidrográficas, por meio de ações que promovam o uso sustentável da água, a gestão dos recursos hídricos, a melhoria das condições socioambientais, o aumento da quantidade e a melhoria da qualidade de água para usos múltiplos.

Todo o trabalho é realizado de forma participativa e integrada pelo Governo do Estado, municípios e sociedade civil organizada.

Conheça as primeiras unidades demonstrativas do Probacias:

Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim

- Microbacia do Córrego Bom Destino: Comunidades Banca de Areia e Mangueira, em Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim;

- Microbacia do Córrego São Domingos: Comunidade São Domingos, em Muqui.

Bacia Hidrográfica do Rio Novo

- Microbacia da Cabeceira do Rio Novo: Comunidades Guiomar e Richmond, em Vargem Alta.

Com capacidade de implementar as ações em até 600 propriedades rurais nas primeiras unidades demonstrativas, o Probacias tem duração prevista de três anos e meio nas bacias hidrográficas da região sul do Estado.

O investimento nas bacias será de, aproximadamente, R$ 14 milhões (14.432.520,00), dos quais R$ 8.732.200,00 serão recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (Fundágua).

O Programa é coordenado pela Agerh e executado em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Incaper e as prefeituras dos municípios atendidos.

Informação à Imprensa:

(27) 3347-6207 e 99935-0085