Com duração de três anos, a formação é voltada a órgãos e entidades ligados ao meio ambiente no Estado
Qualidade da água, hidrologia básica, gestão de conflitos, estratégias de mediação e políticas públicas. Esses são apenas alguns dos variados temas apresentados no Plano de Capacitação do Sistema Integrado de Gerenciamento e Monitoramento dos Recursos Hídricos do Espírito Santo (Sigerh-ES), elaborado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), com base nas demandas das entidades e órgãos conectados ao meio ambiente no Estado.
O plano de capacitação foi apresentado ao Fórum Capixaba dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo, nesta quarta-feira (13). Os representantes dos 14 comitês se reuniram na Agerh, em Vitória, para discutir o planejamento dos trabalhos até o fim de 2019.
Cursos de Capacitação
O plano sugere mais de 30 oportunidades de cursos e seminários que serão ofertados até 2022 para servidores da Agerh, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama), para membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s).
Os temas foram definidos com base em competências e habilidades importantes para o desenvolvimento da política de gerenciamento integrado das águas. A capacitação será custeada com recursos do Pacto Nacional de Gestão das Águas (Progestão), um programa de incentivo financeiro do Governo Federal para fortalecer a gestão dos recursos hídricos nos Estados.
O plano ainda precisa ser aprovado na próxima reunião do CERH, prevista para março, antes de ser colocado em prática.
Fórum Capixaba dos Comitês de Bacias Hidrográficas
O Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas é a instância colegiada formada pelos comitês do Espírito Santo. Compete ao fórum formular e articular as políticas públicas de recursos hídricos, em âmbito estadual e nacional, visando ao fortalecimento dos CBH’s.
Ao longo de 2019 estão agendadas mais cinco reuniões ordinárias entre a Agerh e o Fórum dos Comitês. A primeira conversa, em janeiro, rendeu indicações de temas de pesquisas a estudantes da Ufes.
Em junho, com data ainda a ser definida, acontecerá em Vitória a terceira edição do Enecob, o Encontro Estadual dos Comitês de Bacias do Espírito Santo.
O presidente do fórum salienta que o grupo quer contribuir com a nova gestão. “Estamos sempre trazendo sugestões para a melhoria dos comitês e dos planos de bacias do Espírito Santo”, afirmou Paulo Breda.
O Espírito Santo tem 14 bacias hidrográficas em toda sua extensão. Cada bacia tem um comitê responsável pela gestão dos rios e afluentes. São órgãos colegiados consultivos, com representantes do poder público, dos usuários de água e da sociedade civil organizada. A lista com todos os comitês de bacias hidrográficas do Estado, você encontra aqui no site da Agerh.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207/ 99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br
es.agerh@gmail.com