Governo do Estado do Espírito Santo
17/07/2019 06h00 - Atualizado em 18/07/2019 14h53

Resolução declara Cenário Crítico para uso da água em Santa Teresa e São Roque do Canaã

Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce: Linha vermelha no mapa delimita a área onde há restrição de uso.

Declaração substitui o Cenário de Alerta estabelecido no último mês de junho devido à escassez hídrica no Rio Santa Maria do Doce.

As sub-bacias dos rios Perdido, Alto Santa Maria, Tabocas, Cinco de Novembro e Vinte e Cinco de Julho, entre os municípios de São Roque do Canaã e Santa Teresa, entraram em Cenário Crítico para o uso da água devido à baixa vazão do Rio Santa Maria do Doce. O cenário foi decretado nesta quarta-feira (17), por meio de uma resolução da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

A resolução estabelece restrições para captação de água superficial e subterrânea nos mananciais inseridos na Bacia do Rio Santa Maria do Doce, que se localizam acima do ponto de captação de água da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) nas coordenadas UTM 326313/7815826.

Produtores rurais que irrigam lavouras localizadas nos pontos descritos só poderão captar água em dias pares do mês. As restrições de uso não se aplicam às captações com finalidade de abastecimento humano e dessedentação animal.

Acesse a Resolução Agerh nº 002/2019

O Cenário Crítico substitui o Cenário de Alerta estabelecido no último mês de junho e foi necessário devido à escassez hídrica no Rio Santa Maria do Doce, que abastece todo o município de São Roque do Canaã. A Cesan faz rodízio de abastecimento de água na cidade desde o mês passado.

Para a breve volta à normalidade, a Agerh orienta os produtores rurais que priorizem a irrigação durante a noite para evitar a perda da água através da evaporação.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207 / 99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br / es.agerh@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard