Governo do Estado do Espírito Santo
06/05/2021 16h06 - Atualizado em 06/05/2021 16h09

Segundo workshop ‘Gestão da Água em Ação’ vai debater Planos de Recursos Hídricos de bacias hidrográficas

Nos dias 19 e 20 de maio, os encontros do Ciclo de Workshops vão levantar práticas e desafios para a construção e implementação dos instrumentos nas bacias hidrográficas. 

Instrumentos de gestão de recursos hídricos, previstos nas Políticas Estadual e Nacional de Recursos Hídricos, os Planos de Bacias Hidrográficas serão o próximo assunto a ser debatido no Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação”, promovido pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). 

A segunda capacitação do Ciclo vai acontecer nas manhãs dos dias 19 e 20 de maio, de forma virtual e transmitida pelo canal da Agerh no Youtube. O workshop será aberto ao público, que terá a oportunidade de participar ao vivo das atividades, além de interagir com os palestrantes pelo chat, fazendo perguntas e deixando comentários. 

Os últimos Planos de Recursos Hídricos elaborados no Espírito Santo foram construídos numa metodologia considerada inovadora no Brasil. No evento virtual, os profissionais responsáveis pelos trabalhos vão mostrar como funciona o método e apresentar todas as etapas do processo de elaboração dos instrumentos nas bacias hidrográficas capixabas, além de compartilhar conceitos e desafios da área. 

O ciclo de workshops “Gestão da Água em Ação” é voltado para colaboradores e técnicos da área ambiental e estratégica do Governo do Estado e das prefeituras municipais, além dos membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e dos Conselhos Ambientais e de Recursos Hídricos, profissionais, estudantes, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados pelos temas. 

Inscreva-se no canal da Agerh no Youtube para não perder a oportunidade de capacitação.

Tema 2: Planos de Recursos Hídricos

Fundamentais para a revitalização das bacias hidrográficas, os Planos de Recursos Hídricos traçam diagnósticos, estudam cenários de crescimento e propõem metas e ações para a sustentabilidade e a recuperação dos recursos hídricos nas regiões estudadas. 

Todas as 14 bacias ou regiões hidrográficas do Espírito Santo têm Planos de Recursos Hídricos. Quase metade recebeu os instrumentos nos últimos dois anos. As bacias dos rios Itabapoana, Itapemirim, Novo, São Mateus e Itaúnas tiveram seus Planos de Recursos Hídricos finalizados em 2019. Já a região hidrográfica Litoral Centro-Norte, formada pelas bacias dos rios Riacho, Reis Magos, Jacaraípe e Piraquê-Açu, recebeu o Plano no último mês de março. 

Os instrumentos foram desenvolvidos e entregues de forma célere, devido a uma metodologia diferenciada. “Em vez de contratar uma empresa de consultoria, o Governo do Estado fez uma parceria com instituições estaduais e os CBHs. Com recursos financeiros do Fundágua e, utilizando trabalhos técnicos e sociais, os Planos foram elaborados com a participação e envolvimento dos atores da bacia, cuja atuação se relaciona com a gestão de recursos hídricos. O formato de oficinas participativas permitiu uma participação qualificada e efetiva com resultados condizentes e de acordo com a realidade e as necessidades das bacias. Agora, precisamos colocar em prática as metas e ações dos Planos”, diz a coordenadora dos projetos e gerente de planejamento e pesquisa na Agerh, Monica Amorim. 

Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação”

O Ciclo de Workshops teve início no último dia 28 de abril, com duas manhãs de conteúdos e debates sobre Enquadramento de Corpos d’Água, outro importante instrumento de gestão que define metas para a qualidade da água.  

O workshop de estreia do ciclo, transmitido ao vivo pelo canal da Agerh no Youtube, alcançou mais de 400 pessoas do Espírito Santo e de várias cidades do Brasil.

O objetivo do “Gestão da Água em Ação” é integrar e capacitar os entes do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Sigerh), além de incluir os municípios, gestores, profissionais e pesquisadores nas discussões sobre a gestão da água no Estado.

"É fundamental que os gestores, públicos e privados, profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos e áreas de interface, se apropriem dos processos de planejamento aprovados no Espírito Santo e tenham conhecimento das ações propostas para recuperar e conservar as águas capixabas, garantindo sua disponibilidade e qualidade", frisa Mônica Amorim, coordenadora do programa de eventos virtuais.

Serviço:

[Ciclo de Workshops Gestão da Água em Ação]

Tema 2: Planos de Recursos Hídricos - a importância dos instrumentos para a revitalização das bacias hidrográficas

Quando: 19 e 20 de maio, de 9h a 12h30

Onde: Canal da Agerh no Youtube

Endereço: youtube.com/agerhes

Quer ficar por dentro das novidades do Ciclo de Workshops Gestão da Água em Ação?

Entre no nosso canal no Telegramhttps://t.me/CiclodeWorkshops

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6207 e 99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

Instagram: @meioambientees

Facebook: Meio Ambiente ES

Youtube: Agerh ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard