16/06/2015 13h47 - Atualizado em 19/02/2016 17h45

Ações para desenvolver a bacia do Rio Santa Maria do Doce são debatidas em Santa Teresa

Definir conceitos de gestão, estabelecer metas de desenvolvimento das bacias hidrográficas e apresentar ações da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Esses foram os assuntos na pauta do encontro entre o diretor-presidente da Agerh, Paulo Paim, e membros do Comitê da Bacia Hidrográfica Santa Maria do Doce.

A reunião aconteceu no município de Santa Teresa, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, nesta terça-feira (16), e também contou com a participação do diretor Administrativo Financeiro da Agerh, Márcio Bragato.

Durante a reunião, o presidente da Agerh fez uma explanação sobre gerenciamento dos recursos hídricos. Segundo ele, é preciso comprometimento de todas as partes para que haja controle sobre o uso múltiplo da água.

“Não é possível fazer gestão de recursos hídricos, isolada. É preciso envolver todos os atores. Desde o pequeno produtor rural, lá em cima nas cabeceiras dos rios, até os grandes usuários, passando pelos governantes”, disse.

Paim também salientou a necessidade de implementar os Planos de Bacias em todo o Estado, que possui 12 bacias hidrográficas.

Na reunião também estiveram presentes representantes da Cesan, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Prefeitura Municipal de Santa Teresa e do IBIO Institucional.

Santa Maria do Doce

O Rio Santa Maria do Doce desenvolve-se por cerca de 93 km, desde suas nascentes na Serra do Gelo, no município de Santa Teresa. Atravessa o município de São Roque do Canaã e segue até a desembocadura no Rio Doce, junto à sede de Colatina. Seus principais afluentes são: Santa Júlia, Taboca, Perdido e Vinte e Cinco de Julho. A região hidrográfica abrange parcialmente os municípios de São Roque do Canaã, Santa Teresa e Colatina.

Assessoria de Comunicação - Agerh
Adriano Leão