Governo do Estado do Espírito Santo
15/06/2015 06h42 - Atualizado em 19/02/2016 17h45

Agência das Águas fecha parceria com governo da Inglaterra

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) iniciou um acordo de cooperação com a Agência Ambiental do Governo Federal da Inglaterra nesta sexta-feira (12). O acordo vai abranger também as universidades de Londres e de Portsmouth, além da organização não governamental (ONG) inglesa, Westcoutry River Trust.

A comitiva inglesa veio ao Estado para trocar experiências sobre um projeto de cooperação entre Brasil e Inglaterra, que visa o planejamento de pequenas bacias hidrográficas e aproveitamento do solo com a participação da comunidade local, principalmente pequenos produtores rurais.

O projeto visa expandir a produção agrícola sem graves consequências para o meio ambiente, de forma sustentável, buscando equilíbrio entre o setor energético e o uso de recursos hídricos.

Segundo o diretor-presidente da Agerh, Paulo Paim, um protocolo de intenções será elaborado nos próximos dias para fortalecer a parceria entre o Espírito Santo e a Inglaterra.

“A Agerh é uma instituição nova, mas já temos muitas experiências para divulgar. Também nos cabe a responsabilidade de conhecer outras realidades”, disse.

Para o diretor de Infraestrutura de Reservação Hídrica da Agerh, Robson Monteiro, o maior benefício do encontro foi conhecer a organização institucional inglesa, que tem experiência em identificar áreas prioritárias para o desenvolvimento de ações e projetos dentro das bacias hidrográficas.

O diretor da Westcountry Rivers Trust, Laurence Couldrick, valorizou o encontro e falou sobre a importância da troca de experiências.

“Temos problemas semelhantes, mas maneiras diferentes de proceder. No Brasil, por exemplo, a questão dos comitês de bacias hidrográficas já é formalizada em leis. Para nós, isso ainda está funcionando de forma experimental. Por isso é importante conhecer outras realidades”, disse Couldrick.

O diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, destacou o Programa das Águas e Paisagem, iniciativa prioritária do Governo voltado para recuperação ambiental. "Existe um grande esforço do Governo para promover a agenda dos recursos hídricos, as iniciativas vão desde a organização dos Comitês até o projeto piloto do Mangaraí, que é um grande laboratório de ações para melhorar a produção e qualidade da água dos mananciais", afirmou.

O projeto tem parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e, segundo o professor Edmilson Teixeira, da Ufes, o Espírito Santo é o Estado piloto neste projeto, que já é desenvolvido em duas bacias hidrográficas: Santa Joana - nos municípios de Itaguaçu e Itarana - e Santa Maria da Vitória.

O evento aconteceu no auditório da Agerh e contou também com a presença da diretora-presidente do Iema, Sueli Tonini, além de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Projeto Tamar, e de comitês de Bacias Hidrográficas do Estado.

Informações à Imprensa:
Adriano Leão
Assessor de Comunicação
Agência Estadual de Recursos Hídricos – Agerh
asscom@agerh.com.br
27 3317-8729 | 27 99728-0746
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard