Governo do Estado do Espírito Santo

CBH Itaúnas

O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Itaúnas (CBH Itaúnas) foi instituído por meio do Decreto nº 909-R, de 31 de outubro de 2001, e regulamentado pelo Decreto 3168-R de 10 de dezembro de 2012.

A Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas possui área de drenagem de aproximadamente 4.428 km² e inclui três estados: Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Cerca de 90% da área da bacia se localiza no Espírito Santo, abrangendo oito municípios, sendo eles: Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Conceição da Barra, São Mateus e Boa Esperança. Ao se considerar a população total dos oito municípios chega-se a um número de 241.916 habitantes.

A bacia limita-se ao norte com a Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri, na Bahia, ao sul com a Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus e a leste com o Oceano Atlântico. A bacia possui como rio principal o rio Itaúnas, com uma extensão de 174 km. Sua nascente situa-se aos pés da serra que separa Minas Gerais e Espírito Santo, pouco antes de chegar à Bahia. Ele é formado por dois braços: o norte e o sul. Os principais afluentes da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas são os Córregos Angelim, Barreado, Dezoito e Dourado; ribeirões Itauninhas e Suzano; e os rios Preto do Norte, do Sul, Santana e São Domingos.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard