Governo do Estado do Espírito Santo

CBH São Mateus

O Comitê das Bacias Hidrográficas Afluentes dos rios São Mateus Braço Norte e Braço Sul no Estado do Espírito Santo (CBH São Mateus) foi instituído por meio do Decreto nº 2619-R, de 10 de novembro de 2010, publicado no DIOES em 11 de novembro de 2010.

A porção capixaba da bacia hidrográfica do Rio São Mateus está localizada na região norte do Estado do Espírito Santo. Possui uma área de drenagem aproximada de 8.237 km² e abrange 11 municípios capixabas: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga e Vila Pavão, em sua totalidade, e parte dos municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Mantenópolis, Nova Venécia, Ponto Belo e São Mateus. A bacia soma uma população, estimada por projeção, de cerca de 342.227 habitantes para o ano de 2017.

Os limites físicos da Bacia ocorrem ao norte com a Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri, a nordeste com a Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas, a sudoeste com a Bacia Hidrográfica do Rio Doce e a leste com o Oceano Atlântico. Os principais afluentes da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus são: o Rio São Mateus, cujas nascentes estão localizadas em Minas Gerais, formado por dois braços principais: o rio Cotaxé (braço Norte), que nasce no município de Itambacuri (MG), e o rio Cricaré (braço Sul), que nasce no município de São Félix de Minas (MG). Esse rio direciona-se para o norte e ao chegar na cidade de São Mateus junta-se ao rio Cricaré, dando origem ao rio São Mateus . O rio São Mateus é a junção dos dois rios, e deságua no oceano Atlântico no município de Conceição da Barra.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard