24/07/2015 08h59 - Atualizado em 19/02/2016 17h45

CBH São Mateus recebe presidente da Agerh

Estabelecer responsabilidades e superar desafios na gestão das bacias hidrográficas. Esses foram alguns dos assuntos tratados durante encontro entre o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Paulo Paim, e membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, durante reunião ordinária do comitê.

A reunião aconteceu no município de São Mateus, no auditório do SAAE, nesta quinta-feira (23). Durante o encontro, o presidente da Agerh fez uma explanação sobre o papel dos comitês no gerenciamento dos recursos hídricos. Segundo ele, o desafio é grande, e é preciso comprometimento de todas as partes para que haja controle sobre o uso múltiplo da água.

“É preciso balancear a quantidade de água oferecida com a demanda de usos múltiplos e a qualidade desejada para cada uso. O comitê é quem vai decidir como essa divisão será feita”, disse.

Paim também informou que os Planos de Bacias estão sendo implementados em todo o Estado, e que a Bacia do Rio São Mateus também será contemplada. “O modelo de plano de bacia geralmente usado em outros estados é o de acordo social e político. Aqui, estamos inovando. Faremos planos com embasamento técnico”.

Eleição

O CBH São Mateus dará início, em breve, ao processo eleitoral para eleger uma nova diretoria e já começou a mobilizar entidades para participarem do comitê. A agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos Elzeni Santos, da Agerh, discutiu detalhes do processo com os membros do comitê durante a reunião.

A data das inscrições e os detalhes do processo eleitoral serão divulgados no site da Agerh.

Dia do Rio

Durante a reunião, o presidente do CBH São Mateus, Arilson Mendes, entregou ao prefeito do município, Amadeu Boroto, um modelo de projeto de lei que cria o Dia do Rio São Mateus, a ser comemorado no dia 22 de setembro. A iniciativa visa promover ações e eventos com o objetivo de conscientizar a população para a preservação o rio. O prefeito elogiou a iniciativa, disse que vai enviar o projeto à Câmara Municipal e acredita que não terá dificuldades para ser aprovado.