O Comitê da Bacia Hidrográfica Pontões e Lagoas do Rio Doce realizou assembleia eleitoral onde foram eleitos os membros da nova plenária e sua nova diretoria nesta segunda-feira (21), no CRAS de Governador Lindenberg. O mandato da diretoria vai até janeiro de 2017.
São eles: Celeste Martins Stoco (presidente), que representa o Sitio São João no segmento dos Usuários de Recursos Hídricos; Antônio Ruy Junior (vice-presidente), do Instituto Biolago, no segmento da Sociedade Civil Organizada; Alcione Tonini da Silva (secretário executivo), que representa a Prefeitura de Marilândia, no segmento Poder Público.
O Comitê, que antes se chamava São José, passou a ter nova nomenclatura em março deste ano, quando foi ampliado para cobrir uma área de vazio institucional de aproximadamente 3.000 Km². O nome foi dado em alusão ao novo território contemplado, que inclui a Região dos Pontões e algumas das principais lagoas capixabas.
O novo Comitê passou a contar com mais três municípios: Colatina, Baixo Guandu e Marilândia, totalizando 14 (veja abaixo). Partes das áreas de Pancas, Linhares e Rio Bananal, cidades que já faziam parte do CBH do São José, também foram cobertas pela ampliação.
O CBH de Pontões e Lagoas do Rio Doce teve a inclusão de 12 rios considerados os mais significativos na região, tais como o Mutum Preto (em Baixo Guandu), o Bananal e o Pancas (nos municípios de mesmo nome), Liberdade (Marilândia) e São João Pequeno (Colatina), por exemplo.
Além deles, lagoas como a Juparanã, Nova, Palmas e Palminhas, que estão entre as maiores em espaço físico no Espírito Santo também foram incluídas no novo Comitê.
Informações à Imprensa:
Agência Estadual de Recursos Hídricos – Agerh
Assessor de Comunicação
Adriano Leão
asscom@agerh.com.br
27 3317-8729 | 27 99728-0746