O Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) elegeu, nesta quarta-feira (19), sua diretoria. A eleição aconteceu no auditório da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) de forma consensual entre os membros dos comitês presentes, que criaram uma única chapa. A nova diretoria, que conta com um representante do Norte do Estado, um do Sul e um da Região Metropolitana, ficará à frente dos trabalhos do Fórum até 2017.
Elio de Castro, que também é presidente do Comitê do Rio Jucu, foi reeleito para o cargo de presidente. “A continuidade foi decidida pela agenda que está em andamento. Precisamos concluir os planos de bacias dos rios Benevente, Jucu e Santa Maria da Vitória, além do Plano Estadual. Há um trabalho de acompanhamento que deve continuar, pois a crise hídrica persiste e as soluções ainda não aconteceram”, disse.
A vice-presidência ficará a cargo de Celeste Martins Stoco, atual presidente do Comitê Pontões e Lagoas do Doce. Para o cargo de secretário executivo, o escolhido foi Paulo Breda, que recentemente assumiu a presidência do Comitê do Rio Itapemirim.
“Atuarei junto ao presidente para dar agilidade aos projetos, pois a natureza não espera pelas nossas decisões e a água está cada vez mais escassa”, salientou Stoco.
O diretor-presidente da Agerh, Paulo Paim, participou do evento onde a nova diretoria foi eleita, e falou sobre sua experiência junto aos comitês. “Fui presidente de comitê de bacia hidrográfica no Rio Grande do Sul, por dois mandatos, e o primeiro coordenador do Fórum Nacional de Comitês, também por dois mandatos. Por isso, conheço muito bem os caminhos e as dificuldades encontradas. A Agerh vai aumentar a sua participação junto aos comitês e continuar apoiando tecnicamente, como já faz”, disse Paim.