Governo do Estado do Espírito Santo
18/09/2015 12h02 - Atualizado em 19/02/2016 17h45

Governador em exercício dá posse à diretoria do CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce

Em evento que contou com a participação de vários populares, o Comitê da Bacia Hidrográfica Barra Seca e Foz do Doce elegeu sua primeira diretoria, na Reserva Natural Vale, em Linhares, nesta quinta-feira (17). O Comitê vai gerenciar parte da bacia do rio Doce, que enfrenta sua pior estiagem dos últimos 84 anos. O governador em exercício, Cesar Colnago, participou do evento e deu posse à nova diretoria.

De acordo com ele, a consolidação dos comitês das bacias hidrográficas é um marco importante na gestão da água e a participação da sociedade na busca de soluções para o enfrentamento da crise hídrica. “O momento é de produzir água e principalmente racionalizar o seu consumo. O maior ganho será estabelecer essa conscientização na população, produtores rurais e indústrias”, assinalou.



A nova presidente do Comitê é Dolores Colle, representando o setor dos usuários de recursos hídricos. O vice-presidente eleito é Carlos Sangália, representando a sociedade civil e o secretário executivo do Comitê é Valdir Martins dos Santos, do poder público. O processo eleitoral contou com 46 inscrições. Desde que os comitês de bacias foram criados no Espírito Santo, nunca houve uma participação tão grande da sociedade.



O diretor-presidente da Agerh, Paulo Paim, participou do evento onde a nova diretoria foi eleita, e falou sobre sua experiência junto aos comitês. “Fui presidente de comitê de bacia hidrográfica no Rio Grande do Sul, por dois mandatos, e o primeiro coordenador do Fórum Nacional de Comitês, também por dois mandatos. Por isso, conheço muito bem os caminhos e as dificuldades encontradas. Precisamos informar os usuários e a sociedade em geral, e os comitês têm responsabilidade direta neste processo, contando sempre, com o apoio técnico da Agerh”, disse Paim.

Segundo ele, a situação do rio Doce é grave e é preciso comprometimento de todas as partes para amenizar a crise e controlar os usos múltiplos da água. “É preciso balancear a quantidade de água oferecida com a demanda de usos múltiplos e a qualidade desejada para cada uso. O comitê é quem vai decidir como essa divisão será feita”, disse.



Paim também informou que, para amenizar a crise hídrica e otimizar o uso das águas dos rios, os Planos de Bacias estão sendo implementados em todo o Estado. “Estamos desenvolvendo os planos de todas as bacias do Estado e tenho a intenção de licitar a maioria deles ainda este ano. O modelo de plano de bacia geralmente usado em outros estados é o de acordo social e político. Aqui, estamos inovando. Faremos planos com embasamento técnico”, disse.



O Comitê de Barra Seca e Foz do Rio Doce foi o 12° a ser criado no Estado e abrange os municípios de Linhares, Sooretama, Jaguaré, São Mateus, Vila Valério, Nova Venécia e São Gabriel da Palha.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são órgãos colegiados da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo e deliberativo e integram o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Possuem representantes do poder público, dos usuários de água e da sociedade civil organizada.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard