12/02/2015 10h44 - Atualizado em 19/02/2016 17h47

Governador participa de debate sobre a questão da água em Vila Velha

Para discutir os efeitos da grave estiagem e ações para a preservação da Bacia do Rio Jucu, representantes do poder estadual e municipal se reuniram, nessa quarta-feira (11), durante reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu. Na ocasião, foi realizada também a 9º reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal das Águas (GGIM) da Prefeitura de Vila Velha.

Uma das questões levantadas foi o apoio aos Comitês de Bacia no Espírito Santo, órgãos colegiados que representam a voz da sociedade nas questões sobre recursos hídricos. Outro ponto de destaque foi o das prioridades de uso da água no Jucu, além da implementação dos instrumentos das políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos.

O Comitê de Bacia do Rio Jucu está em fase final de discussão de dois instrumentos: o Plano Integrado de Recursos Hídricos e o Enquadramento – estabelecimento de objetivos de qualidade a serem alcançados ou mantidos nos corpos de água, de acordo com os usos futuros pretendidos para os mesmos.

O governador Paulo Hartung reforçou mais uma vez a importância de realizar eventos em diferentes regiões do Estado para mobilizar o setor produtivo, lideranças políticas e sociedade civil organizada. Hartung defendeu a criação de leis mais rígidas limitando a ação humana nas coberturas florestais, principalmente nas regiões de nascentes, margens dos mananciais e área de cobertura florestal.

“Esse momento de dificuldade das famílias capixabas tem uma dramaticidade embutida por conta das dificuldades econômicas provocadas pelo período de estiagem. Estamos empenhados em solucionar essa situação, que precisa de uma mudança de comportamento de todos nós”, disse Hartung.

O diretor de Infraestrutura Hídrica da Agência Estadual das Águas (AGERH), Robson Monteiro, frisou a importância das propostas apresentadas à Agência Nacional de Águas (ANA) como forma do Estado se preparar para outros eventos de estiagem.

Entre as ações estão a utilização da represa de Rio Bonito como reservatório de água, o aproveitamento do Rio Reis Magos e o transporte da água do Rio Doce.

“Se preparar significa articular uma proposta de reservação e recuperação da capacidade de produção de água nas Bacias Hidrográficas. O Estado tem dado importância para o diálogo com a sociedade e, além disso, deu início à articulação com o Governo Federal. A vinda da ANA concretiza ações essenciais para enfrentar este período e os problemas futuros”, disse.

O Rio Jucu abastece mais de 01 milhão de habitantes da Região da Grande Vitória. Sua bacia abrange os munícipios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Viana, Vila Velha, Cariacica (parte) e Guarapari (parte).

Estiveram presentes também à 9ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal das Águas (GGIM), nesta quarta-feira (11) em Vila Velha, a diretora de Planejamento e Gestão Hídrica da Agência Estadual das Águas (Agerh), Andressa Bacchetti; a subsecretária de Estado do Meio Ambiente, Caroline Weber; a diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Tonini, e representantes de municípios banhados pelo Rio Jucu como Vila Velha, Domingos Martins, Marechal Floriano, Viana, Cariacica e Guarapari.

Assessoria de Comunicação da Seama/Iema
Amanda Amaral