Governo do Estado do Espírito Santo
24/03/2015 07h18 - Atualizado em 19/02/2016 17h44

Grupo é criado para monitorar operação da barragem de Rio Bonito

O uso da água da usina hidrelétrica de Rio Bonito prioritariamente para abastecimento humano será monitorado por um grupo interinstitucional que foi criado por meio de um protocolo de entendimento. O documento foi assinado pelo Governo e entes participantes dessa iniciativa durante evento no Palácio Anchieta, Vitória, na sexta-feira (20).

O ato foi promovido para marcar o Dia Mundial da Água e contou com os representantes desse grupo: Agência Estadual das Águas (AGERH), Cesan, EDP Escelsa, além do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Santa Maria da Vitória, onde está instalada a barragem.

O Grupo de Assessoramento à Operação do Sistema Hidrológico do Rio Santa Maria da Vitória (GAO-SMV), como será chamado, terá o papel de estabelecer as regras mensais de operação e o acompanhamento do reservatório de Rio Bonito. A instituição desse grupo é uma das etapas necessárias para a regulamentação do uso dessa água para abastecimento humano.

A proposta para a inversão na prioridade do uso da água da barragem, localizada no município de Santa Maria de Jetibá, foi feita pelo Governo do Estado junto à União (que tem jurisdição exclusiva sobre a concessão de energia elétrica), no início do ano e foi reforçada por resolução lançada posteriormente pela Agência Estadual das Águas.

O protocolo de entendimento não impede que a barragem produza energia elétrica, apenas prioriza o uso da água acumulada no local para o abastecimento público. Até o final do mês, a expectativa é que os ajustes técnicos relativos às vazões mensais necessárias para atender tanto à Cesan quanto a EDP sejam concluídos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Agência Estadual de Recursos Hídricos – AGERH
Adriano Leão/Marcos Bonn
asscom@agerh.es.gov.br
27 3317-8729
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard