Governo do Estado do Espírito Santo
07/07/2015 12h56 - Atualizado em 19/02/2016 17h45

Obras de Segurança Hídrica são debatidas na Agência das Águas

Definir as principais obras com foco na segurança hídrica que necessitam de recursos federais para serem implantadas. Este foi o objetivo de reunião promovida pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) com representantes de órgãos responsáveis pelo abastecimento de água.

O encontro, que aconteceu no auditório da Agerh, nesta terça-feira (07), foi uma determinação da Agência Nacional das Águas (ANA), e as intervenções serão inscritas no Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), que será realizado por meio de parceria entre a ANA e o Ministério da Integração Nacional. Os órgãos terão até o dia 24 de julho para enviar os projetos à Agerh, ou correm o risco de não receberem os recursos.

“As companhias de abastecimento de água e os municípios devem definir quais são as principais intervenções, como barragens, sistemas adutores, canais, eixos de integração, estações de tratamento, comportas, entre outros, e devem enviar para a Agerh que, por sua vez, vai repassá-las à ANA. É muito importante que isto seja feito logo, pois o prazo é curto e o governo federal só vai liberar recursos para as obras que estiverem previstas no PNSH”, informou o diretor de Infraestrutura e Reservação Hídrica da Agerh, Robson Monteiro.

O objetivo do PNSH é definir diretrizes, conceitos e critérios que permitam a seleção das principais intervenções estratégicas do país para garantir oferta de água para o abastecimento humano e para uso em atividades produtivas, além de reduzir os riscos de secas e enchentes. O Plano considera 2035 como prazo para o alcance das intervenções propostas pelo estudo, que visa a integrar as políticas públicas do setor de recursos hídricos.

Participaram do encontro representantes da Cesan, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), dos Comitês de Bacias Hidrográficas e dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs) dos municípios de São Mateus, Guaçui, Mimoso do Sul, Itaguaçu, Marilândia, Itapemirim e Rio Bananal.

Informações à Imprensa:
Adriano Leão
Assessor de Comunicação
Agência Estadual de Recursos Hídricos – Agerh
asscom@agerh.com.br
27 3317-8729 | 27 99728-0746
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard