30/01/2015 13h26 - Atualizado em 19/02/2016 17h44

Paulo Paim é o novo presidente da Agerh

Tomou posse, na manhã desta sexta-feira (30), o novo diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH). Paulo Renato Paim assume a instituição com o desafio de contribuir para enfrentar a crise hídrica que acomete não apenas o Espírito Santo, mas todo o país.
“Para mim é uma honra integrar a equipe de Governo. Não venho aqui ocupar cargo, sou aposentado. Venho para integrar um projeto de governo. Não venho ensinar nada. Vim colocar o meu saber, o que aprendi, à disposição dos capixabas”, disse Paim.
Estiveram presentes diversas autoridades, inclusive o governador Paulo Hartung. “Nosso intuito é reforçar a instituição, o sistema de meio ambiente do Estado, a nossa gestão hídrica. A crise demanda muito trabalho. É duro passar por esse sofrimento. Falta água para o consumo humano, para o consumo animal, para a agricultura, para a nossa agricultura familiar, que depende dessa renda. O desafio é pesado, e precisamos de sensibilidade. A primeira ação é a transparência, dar clareza à população capixaba. O segundo movimento é não se esconder diante do problema de tal magnitude. Queremos adensar as nossas ações com a experiência de Paulo Paim, e dar um bom exemplo para o Brasil”, pontuou o Governador.
"Administrar o sistema hídrico é um baita desafio no Espírito Santo, Brasil e no mundo. É um momento duro e difícil que apresenta problemas que tocam diretamente na vida das pessoas. Apesar de toda dificuldade temos uma oportunidade única para avançar em alguns gargalos que temos no sistema hídrico. Estamos com uma oportunidade de mobilização política e popular para realizar avanços que não seriam possíveis num passado muito próximo. Precisamos instituir políticas públicas duradouras. Temos que reservar água sim, porém a principal ação é lá na produção de água. Temos e vamos avançar na preservação de nossas nascentes", frisou Hartung.
O secretário Estadual de Meio ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice, destacou que o momento merece uma reflexão. “Água é vida. A agência das águas é a agência da vida. Precisamos gerar vida com responsabilidade. Por isso, a importância do manejo da água para o desenvolvimento do Espírito Santo e a manutenção da vida em sociedade. O capixaba já enfrentou crises maiores com criatividade. A crise do café, a maior crise econômica do mundo em 2008, enfrentou enchentes. Unindo esforços, sem vaidades, com o propósito de encontrar formas de gerar água, vamos dar exemplo para o país”, disse Júdice.
O diretor-presidente interino da Agerh, Robson Monteiro, traçou o contexto da gestão hídrica do Espírito Santo, destacando alguns desafios. “Há necessidade de regular o uso da água no Espírito Santo. De colocar o plano de bacias hidrográficas na rua. De fortalecer os comitês, que têm a missão de fazer a gestão dos recursos hídricos”, disse. Roberto Dias Ribeiro, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória, complementou: “É preciso estruturar os comitês. Será um ano bem difícil, mas vamos suplantar essas dificuldades. Desejamos que o Paulo Paim consiga levar essa questão dos recursos hídricos com a implantação de todos os instrumentos necessários”.
Participaram, ainda, da solenidade, o vice-governador César Colnago, a diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Suely Tonini, o Secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, entre outras autoridades.
Sobre Paulo Renato Paim
Gaúcho de Santa Maria, Paulo Renato Paim é diplomado em engenharia civil, e especializado em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Atuou em diversas instituições do Estado do Rio Grande do Sul, e foi um dos autores da lei nacional de recursos hídricos. Elaborou e coordenou diversos projetos, estudos e pesquisa. No Espírito Santo, foi consultor da universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no projeto de Enquadramento dos corpos Hídricos como Instrumento de Planejamento e Desenvolvimento Regional na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória.

Juliana Esteves
Assessoria de imprensa do Governo