Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) constataram uma degradação de 350 m² na construção irregular de um poço escavado na localidade de Córrego Farroupilha, zona rural de Rio Bananal. A ação aconteceu nesta quarta-feira (26) e a obra estava localizada a menos de 50 metros de um olho dágua, área considerada de preservação permanente.
No local a guarnição averiguou a construção, que foi realizada com o uso de tração mecânica. A área foi interditada, pois a atividade não estava licenciada e, por se tratar de crime ambiental construir em área de preservação permanente sem autorização do órgão ambiental, o responsável deverá comparecer à Justiça. A pena prevista é de detenção e multa.
A Polícia Ambiental informa que a desobediência à legislação traz enormes prejuízos ao meio ambiente e a consequente responsabilização. A pessoa interessada em realizar qualquer atividade que cause dano ao meio ambiente deve buscar orientações junto aos órgãos ambientais, evitando assim o cometimento de crime e o prejuízo ao meio ambiente.
As informações podem ser obtidas na Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) pelo telefone (27) 3317-8129. No site da Agerh também há espaço para fazer denúncias, inclusive, de forma anônima, pelo Fale Conosco. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) também conta com uma equipe de Fiscalização, que atende nos telefones 27 3636-2599 e 27 99979-1709.