O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus se reuniu para discutir a implantação do Plano de Recursos Hídricos. O Comitê abrange os municípios de Ponto Belo, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Vila Pavão, Nova Venécia, Conceição da Barra, São Mateus, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Mantenópolis e Jaguaré, e pretende implantar o plano ainda este ano. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (21), no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Mateus.
O diretor presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Paulo Paim, participou da reunião e fez uma explanação sobre a importância do Plano de Recursos Hídricos para os comitês e para a sociedade, e respondeu a questionamentos dos presentes.
“São os planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas que definem os usos da água em todo o curso do rio, da nascente à foz, para que todos os setores tenham acesso à água. Hoje, somente três dos doze comitês capixabas possuem planos. A intenção da Agerh é que, até o final deste ano, todos os doze tenham seus planos concluídos ou licitados. Essa é a nossa meta”, disse Paim.
O próximo passo será a análise, pelo comitê, do termo de referência do plano, que é um documento elaborado pela Agerh, que especifica o serviço que será contratado, e é necessário para o andamento do processo licitatório.
Segundo Paim, o apoio técnico da Agerh aos comitês é fundamental para a conservação dos recursos hídricos e é uma das possíveis soluções para amenizar a atual crise hídrica. “Uma das muitas atribuições da Agerh é prestar apoio técnico aos comitês. Eles são formados por voluntários e possuem várias dificuldades, por isso, dependem deste apoio para executar suas atividades”, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Agência Estadual de Recursos Hídricos - Agerh
Adriano Leão
asscom@agerh.es.gov.br
27 3317-8729 | 27 99728-0746