14/07/2015 13h20 - Atualizado em 19/02/2016 17h45

Presidente da Agerh visita bacia do Rio Marinho

Para conhecer de perto a realidade da bacia do Rio Marinho, que percorre os municípios de Cariacica e Vila Velha, o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Paulo Paim, visitou os pontos do rio considerados mais críticos.

A visita, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (13), foi requisitada por representantes de movimentos comunitários da Região da Grande Cobilândia, onde está localizada a maior parte da área urbanizada por onde o rio percorre.

“A situação do Rio Marinho é grave, mas não é ainda uma causa perdida. Existe muito trabalho a ser feito, e o interesse dos moradores é fundamental para que possamos melhorar este quadro. Fico feliz em ver que os municípios estão se interessando e participando, pois são peças chaves para o bom andamento dos trabalhos”, disse Paulo Paim.

Paim informou que vai solicitar uma reunião com o Comitê de Bacia Hídrica do Rio Jucu que é, segundo o diretor-presidente, o espaço institucional adequado para qualquer ação no Rio Marinho. “O Rio Marinho faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu, que é gerenciada pelo Comitê. Nenhuma ação pode ser realizada sem a aprovação dele, por isso, é fundamental incluí-lo nas próximas conversas. Esse será o primeiro passo: levar a discussão para o Comitê”, disse.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são órgãos colegiados da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo e deliberativo e integram o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Possuem representantes do poder público, dos usuários de água e da sociedade civil organizada.

Também participaram da comitiva, representantes da Prefeitura de Vila Velha, Prefeitura de Cariacica, Movimento Comunitário do Rio Marinho, Movimento Comunitário de Cobilândia e Instituto “Guardiões do Riomar”.

Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)
Adriano Leão
Tels.: (27) 3317-8729/99728-0746