Governo do Estado do Espírito Santo
23/02/2022 11h23 - Atualizado em 23/02/2022 11h25

Capacitação da Agerh incentiva projetos de recomposição florestal e de conservação da água em propriedades rurais 

Servidores públicos do sul do Estado aprenderam a elaborar Projetos Individuais de Propriedade (PIPs) para ações do Probacias.

Com a finalidade de promover a implementação das ações do Programa Estadual de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) está promovendo uma série de capacitações para os servidores públicos dos municípios atendidos pelo Programa. 

Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, a Agerh promoveu o Curso “Elaboração de Projetos Individuais de Propriedade (PIPs)”, em Vargem Alta, para dar suporte e capacitação aos técnicos locais responsáveis pela elaboração e execução dos PIPs nos municípios atendidos pelo Probacias.

O conteúdo abrangeu temas necessários para a elaboração dos PIPs, com destaque para hidrologia básica, editais de reflorestamento, georreferenciamento e elaboração de croquis para estratégias de manejo e conservação de água e solo, como bacias de infiltração (barraginhas), terraços em nível (cochinhos), além de conservação e adequação de estradas rurais (caixas secas).

O curso foi ministrado por profissionais especialistas da Agerh, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) - Programa Reflorestar, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Santa Teresa.

Participaram da formação servidores das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Vargem Alta, além de técnicos locais do Incaper.

A capacitação é uma das ações e metas do Probacias, que também prevê ações voltadas para o controle de atividades geradoras de sedimentos, incluindo ações de conservação de estradas rurais vicinais, saneamento básico rural (tratamento de efluentes sanitários rurais) e monitoramento de qualidade e quantidade de água, potencializando, assim, o equilíbrio ambiental, trazendo benefícios diretos à saúde, e a melhoria da qualidade de vida da população.

A primeira unidade demonstrativa do Probacias abrange três microbacias das bacias dos rios Itapemirim e Novo, nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim (Microbacia Córrego Bom Destino), Muqui (Microbacias São Domingos e Concórdia) e Vargem Alta (Microbacias Cabeceira do Rio Novo – Comunidades de Guiomar e Richmond).

Leia mais:

Governo do Estado entrega máquinas e biodigestores do Probacias na região sul

Probacias capacita técnicos e operadores de máquinas pesadas para construção de caixas secas e bacias de infiltração de água

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6207 e 99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

Instagram: @meioambientees

Facebook: Meio Ambiente ES

Youtube: Agerh ES  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard