26/03/2019 16h15 - Atualizado em 27/03/2019 10h17

Agerh recebe Agência Nacional de Águas para discutir revisão de plano para o Rio Doce

Representante da ANA veio ao Estado para colher dados que vão sustentar os relatórios sobre situação atual do rio.

A equipe capixaba que atua na revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Doce recebeu, nesta terça-feira (26), a vista técnica do coordenador de qualidade de água e enquadramento da Agência Nacional de Águas (ANA), Célio Bartoli Pereira. O representante da ANA veio ao Espírito Santo para colher dados que vão sustentar os relatórios sobre a situação atual do Rio Doce.

O novo diagnóstico fará parte do Plano Integrado de Recursos Hídricos da bacia, que será revisado e ganhará uma proposta de enquadramento pela primeira vez após o desastre ambiental de Mariana, em Minas Gerais.

Em reunião na sede da Agerh, a equipe definiu os dados da porção capixaba da região do Doce que serão necessários para os estudos. A agência local vai contribuir com informações sobre disponibilidade e demanda hídrica, usos e usuários de água da região banhada pelo Doce, dentre outras.

"Essas informações abastecem nosso banco de dados, que vai unir tudo que sabemos sobre o Rio Doce, do lado mineiro e do lado capixaba", explica Bartoli.

O Termo de Referência (TDR) para a revisão do Plano de Recursos Hídricos do Rio Doce está sendo elaborado em conjunto pelo Instituto BioAtlântica (Ibio), pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), pela Agerh e pela ANA. Na porção capixaba, o TDR já foi aprovado pelos cinco comitês de bacias hidrográficas da região, que também colaboraram com o texto. O edital de licitação, para contratação de empresa que vai elaborar o novo plano do Rio Doce, deve ser lançado ainda este ano.

A revisão do plano e a primeira proposta de enquadramento da bacia serão elaborados com recursos da cobrança pelo uso da água na calha principal do Doce.

Afluentes do Rio Doce no Espírito Santo

A porção capixaba da região hidrográfica do Doce é formada por cinco comitês e banha boa parte do norte e noroeste do Espírito Santo. São eles:

CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce

CBH Guandu

CBH Pontões e Lagoas do Rio Doce

CBH Santa Joana

CBH Santa Maria do Doce

Os comitês funcionam como gestores das bacias hidrográficas. São órgãos consultivos colegiados, compostos por representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água (como companhias de abastecimento, agricultores e indústrias), eleitos a cada dois anos. A Agerh, como agência reguladora, dá apoio executivo e recebe as demandas dos comitês.

Informações a Imprensa:

(27) 3347-6207|99935-0085